5 tendências na área de saúde

1. Informação, personalização e humanização

A principal tendência para os empreendimentos na área da saúde em 2019 pode ser resumida em uma palavra: personalização.
O que você tem de diferente a oferecer?
O que sua clínica traz para que o paciente se sinta especial?
Quando o paciente se sente reconhecido, percebe que seu desejo de ser mais do que um número é acolhido. Não se trata de “mais um caso de bronquite”, tampouco, de “mais um caso de pielonefrite”.
Trata-se, com toda certeza, do caso mais importante de bronquite ou de pielonefrite para a vida daquele paciente que chegou até você.
Você, como médico e empreendedor, deve estar preparado para fazer seu paciente sentir-se importante, único, muito mais do que um número. Os recursos para transmitir esse acolhimento personalizado
Como bônus, se você fizer o maior esforço para atender os pedidos deste paciente, então, ganhará sua fidelidade.
Personalizar o atendimento é um ato de humanização de sua prática médica.
Imagina esquecer, em todas as consultas, a qual medicamento o paciente é alérgico e fazê-lo responder a mesma pergunta pela enésima vez? Não seria agradável.
É por isso que você precisa direcionar seu olhar de gestor para as ferramentas que possibilitam que você trate cada paciente como um caso único.
Essas ferramentas devem viabilizar o acompanhamento detalhado de exames e registrar um histórico completo de tratamentos anteriores.
Para acompanhar as tendências desse novo ano, você precisa de ferramentas capazes de se adaptar à inovação sem freios da área da saúde!

2. Foco no processo

Uma importante tendência para 2019 é a modernização da Gestão de Processos em empreendimentos da área da saúde.
gestão de processos consiste em identificar, documentar, executar, medir, monitorar e controlar aspectos organizacionais que implicam no nível de desempenho e nos resultados obtidos pela empresa.
As melhores empresas da área da saúde em 2019 serão aquelas que têm suas métricas controladas. Os líderes do mercado da saúde estão sempre atentos aos avanços tecnológicos para controle financeiro e operacional.
A atenção ao processo facilita a escolha de melhorias, a correção de erros e consolida a escalabilidade do seu negócio.
Portanto, se você controlar o fluxo operacional de sua clínica, saberá quais suas forças e quais suas fraquezas diante do mercado no qual está inserido. Saberá quais seus diferenciais e os porquês de seus pacientes chegarem até você.

3. Presença online

A internet, muitas vezes, pode parecer um desafio para a medicina contemporânea.
Aquele paciente que traz uma lista detalhada de todos os CIDs possíveis para seu caso e tem convicção sobre o medicamento que deve ser prescrito por você.
Uma frase como “eu vim aqui para pegar a receita do antibiótico” soa familiar?
Os pacientes têm acesso à informação. Isso traz desafios, mas está longe de ser um empecilho para a carreira médica.

Produza conteúdos para seus futuros pacientes

Existe, sim, uma tendência maior de os pacientes terem conhecimento sobre as possíveis causas e os prováveis prognósticos de seu quadro. Algumas informações com maior embasamento do que outras, claro!
O que importa é que, nesse cenário, você deve estar um passo à frente. Seja você mesmo o responsável pelos conteúdos que seu paciente lê na internet. Como bônus, ganhe maior credibilidade!
Para criar conteúdo para web, você pode planejar um blog e contratar um redator especializado em Marketing de Conteúdo. Assim, você pode sugerir os temas e fazer a revisão técnica.
Se você tiver habilidade com escrita, por exemplo, pode aproveitar para relatar alguns casos e dar orientações sobre as principais doenças que chegam em seu consultório. Afinal, os médicos estão investindo muito em produção de conteúdo como construção de marca na internet.
A produção de conteúdo resulta em dois ganhos principais:
  1. Aproximação: seus pacientes terão uma sensação de familiaridade;
  2. Destaque: você será visto como autoridade dentro de sua especialidade.
Quando um paciente lê um conteúdo produzido pela clínica em que é atendido, tem a sensação de que está no lugar certo. Além disso, essa sensação fica mais intensa se você tiver textos que discutam casos próximos aos casos que atende.
Finalmente, ser uma autoridade em seu mercado de atuação é uma posição propulsora para sua carreira. Afinal, muitos pacientes terão o desejo de ser atendidos por um médico que demonstra tanto conhecimento sobre o assunto.

4. Telemedicina

Outra tendência que chegará com mais força em 2019 é a telemedicina. A telemedicina é o recurso que melhor representa a utilização de tecnologias na prática médica.
Sabemos que você não conseguirá fazer uma ausculta pulmonar à distância. Mas, ainda assim, você precisa saber mais sobre a telemedicina. Afinal, é um recurso valioso que seus concorrentes, certamente, vão conhecer.
Muitas instituições utilizam esses recursos para que seus profissionais troquem informações, discutindo casos a quilômetros de distância.
Como o avanço tecnológico é rápido, a telemedicina tem sido implementada, também, para que profissionais possam se comunicar com os pacientes.
O método serve para
  • Informar resultados de exames
  • Dar assistência a pacientes crônicos ou com dificuldade de locomoção
  • Promover saúde e informar sobre prevenção.
Os meios utilizados são diversos, mas, principalmente, contatos intranet nas instituições e serviços de comunicação como Skype.
A principal vantagem percebida pelas empresas da área da saúde é a maior aproximação com o paciente, com uma atenção centrada e personalizada em seu caso.
Além disso, tecnologias de telemedicina possibilitam que o fluxo de informações seja mais rápido.
Também facilita o networking entre as empresas de saúde, em prol da resolução dos casos clínicos. Principalmente, daqueles casos com agravantes ou com poucos indícios epidemiológicos.

5. Tudo estará “na nuvem”!

A tecnologia realmente vai dominar o mercado da saúde.
Uma tendência, praticamente, imparável é o advento das plataformas online. Os chamados Portais médicos são plataformas mobile ou desktop em que os pacientes podem
  • Visualizar os resultados dos exames
  • Consultar seu médico
  • Acompanhar seu histórico de consultas.
Tudo isso graças às tecnologias que mantêm todas essas informações da maneira mais segura possível. Essa tecnologia existe há alguns anos, mas no mercado brasileiro é uma novidade que está sendo muito bem aceita.
As melhores clínicas e os melhores consultórios já estão colhendo o sucesso que é fruto deste tipo de implantação.
A criação e a manutenção de um portal são desafios para sua prática como empreendedor, mas garantem que você está acompanhando a tendência de seu mercado.
Seus pacientes perceberão que você é inovador e está sempre atento às melhores formas de atendê-los.
A principal vantagem com o portal na nuvem é a liberdade. A facilidade de gestão e controle otimiza seu tempo. Uma ferramenta como essa aproxima você de seu paciente, aumenta a confiança que ele terá em você e dinamiza seu processo de atendimento em adequação ao estilo de vida contemporâneo.

As ferramentas básicas para você se aproximar das tendências para área da saúde são:

  1. Acesso aos resultados dos exames na tela do seu computador
  2. Histórico de consultas e prontuários eletrônicos na nuvem
  3. Contato de todos seus pacientes organizados em cadastros individuais e de fácil acesso
  4. Pesquisa de satisfação automatizada e prática.
  5. Agendamento online e sem transtornos.
Fonte:

https://amplimed.com.br/tendencias-tecnologia-saude-2019/

Comentários

Veja mais

Contatos e canais de contratação nos Hospitais

Porque o Higienizador do Centro Cirúrgico é uma das posições mais importantes para que as metas financeiras (EBITDA) sejam alcançadas?

MANUAL DE INDICADORES DE HOTELARIA HOSPITALAR e CADERNO DE PROCESSOS E PRÁTICAS DE HOTELARIA HOSPITALAR

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO GRATUITO DE SEGURANÇA DO PACIENTE E QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE

Manual de Higiene e Limpeza Hospitalar

Vagas disponíveis para trabalhar no Hospital Erastinho - Curitiba

Lavanderia Hoteleira e a durabilidade do enxoval

O que é Protocolo de Manchester?

Vagas - PCD - Prevent Senior SP