INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO GRATUITO DE SEGURANÇA DO PACIENTE E QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE


Segura essa dica de um curso gratuito e EAD sobre o que está mais em alta e necessidade no momento:
hashtagsegurançadopaciente. 👇 É com grande satisfação que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulga as inscrições do curso “Segurança do paciente e Qualidade em serviços de saúde”.

O objetivo do curso é ampliar o conhecimento dos profissionais que atuam no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) e nos serviços de saúde sobre o tema Segurança do Paciente com vistas à minimização de riscos e melhoria da qualidade do cuidado prestado ao paciente em serviços de saúde.
O curso destina-se prioritariamente a servidores que atuam no SNVS e nos serviços de saúde do país. No entanto, cidadãos em geral também poderão realizar o curso. Na modalidade à distância, o curso tem carga horária de 100 horas e será ofertado pela Escola Virtual de Governo. 👉 As inscrições podem ser realizadas por meio do link: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/236

O curso de Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde foi desenvolvido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), com o objetivo de ampliar o conhecimento dos profissionais que atuam no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) e nos serviços de saúde sobre o tema Segurança do Paciente com vistas à minimização de riscos e melhoria da qualidade do cuidado prestado ao paciente em serviços de saúde.

PÚBLICO ALVO
O curso é destinado aos profissionais que atuam no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), em especial, nos serviços de saúde com o tema Segurança do Paciente. Demais cidadãos interessados no tema também estão convidados a fazer o curso.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Introdução à Segurança do Paciente e Qualidade
  • 1.1 Qualidade e Segurança do Paciente em Serviços de Saúde: noções gerais
  • 1.2 Cultura de Segurança em Serviço de Saúde
  • 1.3 Gerenciamento de risco
2. Protocolos de Segurança do Paciente I
  • 2.1 Mecanismos de Identificação de Pacientes em Serviços de Saúde
  • 2.2 Higiene das Mãos em Serviços de Saúde
  • 2.3 Cirurgias Seguras em Serviços de Saúde
  • 2.4 Processamento de Produtos para Saúde

3. Protocolos de Segurança do Paciente II
  • 3.1 Prevenção de Lesão por Pressão
  • 3.2 Mecanismos para a Prevenção de Quedas dos Pacientes
  • 3.3 Erros de Medicação
4. Investigação de Eventos Adversos em Serviços de Saúde
  • 4.1 Vigilância, notificação, monitoramento e investigação de incidentes relacionados à assistência à saúde
  • 4.2 Métodos, Técnicas e Ferramentas de Investigação de Eventos Adversos
  • 4.3 Métodos, Técnicas e Ferramentas de Investigação de Eventos Adversos (Análise de Causa Raiz)
  • 4.4 Principais Passos da Investigação de Eventos Adversos em Serviços de Saúde
INSCREVA-SE


Escola Virtula de Governo

Escola Virtual.Gov – EV.G

Portal Único de Governo para a oferta de capacitação a distância.
Cursos on-line abertos e gratuitos de várias áreas de conhecimento de instituições públicas e privadas que fomentam o desenvolvimento da Administração Pública e sociedade.

História da
Escola Virtual de Governo

No período entre 2013 e 2016, a Enap conseguiu uma série de avanços no campo da educação a distância. Entre esses avanços, é possível mencionar o significativo aumento da quantidade de cursos ofertados (100%) e dos certificados emitidos (400%), bem como a internalização dos serviços de hospedagem e administração do seu ambiente virtual de aprendizagem, de produção multimídia e de planejamento educacional.
No mesmo período, ao contrário do que aconteceu com a Enap, muitas escolas de governo e centros de capacitação experimentaram um cenário de restrições e oscilações no que se refere à infraestrutura e à disponibilidade de recursos e de pessoal. Vivendo esse contexto de restrições orçamentárias, algumas instituições federais buscaram a Enap como alternativa para hospedagem de seus cursos, enquanto outras instituições, principalmente estaduais e municipais, limitaram-se a ofertar cursos cedidos, sem obter avanços no desenvolvimento de novos cursos e no campo da inovação.
Diante desse cenário, a Escola Virtual de Governo surgiu, em 2017, como uma proposta para superar a fragmentação dos serviços de hospedagem e gestão acadêmica, buscando garantir a continuidade dos serviços de capacitação a distância do serviço público e solucionar problemas estruturantes que tenham origem na oferta descentralizada de cursos.
As primeiras adesões à Escola Virtual de Governo aconteceram em uma cerimônia realizada na Enap no dia 6 de dezembro de 2017. Na ocasião, sete instituições se reuniram para promover a assinatura de um Protocolo de Intenções.
Depois da assinatura do Protocolo de Intenções, outras instituições manifestaram interesse em participar do Projeto. Essas instituições formalizaram a parceria por meio da assinatura de um Termo de Adesão ao Protocolo de Intenções, e passaram a fazer parte da Escola Virtual de Governo.

Comentários

  1. Gerenciar o som pode ajudar na recuperação?

    https://medisom.com.br/blog/ruido-hospitalar:-como-reduzir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel !
      com certeza é um fator e um gerador de muitas reclamações em Hospitais . Nos envie mais conteúdo sobre o assunto para publicarmos, Nos envie no e-mail: hospitaisemdestaque@gmail.com

      Excluir

Postar um comentário

Veja mais

Contatos e canais de contratação nos Hospitais

Porque o Higienizador do Centro Cirúrgico é uma das posições mais importantes para que as metas financeiras (EBITDA) sejam alcançadas?

MANUAL DE INDICADORES DE HOTELARIA HOSPITALAR e CADERNO DE PROCESSOS E PRÁTICAS DE HOTELARIA HOSPITALAR

Manual de Higiene e Limpeza Hospitalar

Vagas disponíveis para trabalhar no Hospital Erastinho - Curitiba

Lavanderia Hoteleira e a durabilidade do enxoval

O que é Protocolo de Manchester?

Vagas - PCD - Prevent Senior SP