Higienização correta das mãos é fundamental para garantir segurança do paciente

27 de abril de 2016 – Em antecipação ao Dia Mundial de Higienização das Mãos, 5 de maio, a Representação no Brasil da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) relembra os cuidados a serem tomados para garantir a segurança do paciente. A higiene realizada no momento certo e da maneira correta pode salvar vidas. De acordo com as Diretrizes da OMS sobre Higienização das Mãos em Serviços de Saúde, antes de tocar o paciente e de realizar qualquer procedimento asséptico, é importante que o profissional lave adequadamente as mãos para evitar a transmissão de micro-organismos que podem causar infecções.
A higienização também é fundamental após o contato com ele, inclusive em caso de exposição a fluidos corporais e depois de remover as luvas. O profissional deve lavar as mãos mesmo que tenha tocado apenas as superfícies, mobília e objetos próximos ao paciente, assim como ao sair do ambiente de assistência.
Neste ano, a OPAS/OMS, que no Brasil conta com apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), vem estimulando a melhoria das práticas de higiene das mãos, especialmente nas unidades cirúrgicas (serviços de cirurgia ambulatorial, clínicas e centros cirúrgicos).
Impacto econômico
As infecções relacionadas à assistência à saúde afetam centenas de milhões de pacientes e têm um impacto econômico significativo nos pacientes e sistemas de saúde em todo o mundo. Nos países desenvolvidos, representam de 5% a 10% das internações em hospitais de cuidados agudos. Nos países em desenvolvimento, o risco é de duas a 20 vezes superior e a proporção de pacientes com esse tipo de infecção pode exceder 25%.
Além de causar sofrimento para os pacientes e seus familiares, as infecções relacionadas à assistência à saúde consomem recursos que poderiam ser gastos em medidas preventivas ou em outras prioridades.

Veja também:

Música a oficial da campanha de higienização das mãos da Organização Mundial da Saúde


Imagem
“It’s in Your Hands” 

INSCREVER-SE 1,4 MIL 
“It’s in Your Hands” - a música oficial do Dia Mundial da Higiene das Mãos (5 de maio) Todos os anos, em todo o mundo, 16 milhões de pacientes morrem de infecções adquiridas durante a prestação de cuidados de saúde. Essas infecções estão associadas a altos custos para os pacientes e suas famílias e um enorme ônus financeiro para a sociedade. Boa higiene das mãos pode impedir a maioria deles. Este ano, no Dia Mundial da Higienização das Mãos (5 de maio), o foco é a atenção universal à saúde de qualidade para todos, o que significa: “Cuidado Limpo para Todos: Está em suas mãos. " A Organização Mundial da Saúde (OMS) apela a todos para se inspirarem no movimento global para alcançar a cobertura universal de saúde ("Saúde para Todos"). 
Isso significa alcançar melhor saúde e bem-estar para todas as pessoas de todas as idades, incluindo proteção contra riscos financeiros, acesso a serviços essenciais de saúde de qualidade e acesso a …

Artigo Original:


https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5077:higienizacao-correta-das-maos-e-fundamental-para-garantir-seguranca-do-paciente&Itemid=812

Comentários

Veja mais

Contatos e canais de contratação nos Hospitais

Porque o Higienizador do Centro Cirúrgico é uma das posições mais importantes para que as metas financeiras (EBITDA) sejam alcançadas?

MANUAL DE INDICADORES DE HOTELARIA HOSPITALAR e CADERNO DE PROCESSOS E PRÁTICAS DE HOTELARIA HOSPITALAR

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO GRATUITO DE SEGURANÇA DO PACIENTE E QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE

Manual de Higiene e Limpeza Hospitalar

Vagas disponíveis para trabalhar no Hospital Erastinho - Curitiba

O que é Protocolo de Manchester?

Lavanderia Hoteleira e a durabilidade do enxoval

Vagas - PCD - Prevent Senior SP