Verão demanda atenção especial para os cabelos

Além de cuidados essenciais, como proteção ao sol, água do mar e piscina, existem xampus e condicionadores especiais, bem como tecnologias de última geração, que auxiliam na saúde capilar tanto de mulheres quanto de homens


No verão, muito se fala em cuidados com a pele, mas os cabelos acabam ficando em segundo plano, o que não é nada recomendável. Exposto, o couro cabeludo sofre agressões por conta da radiação solar, da água do mar, do cloro, do vento e da poluição.


Em relação à radiação solar, o contato com o cabelo desprotegido pode causar danos à fibra capilar, deixando os fios mais ressecados e sem brilho. Tanto os raios UVB  quanto os raios UVA oxidam os fios. Por isso, o uso de fotoprotetores é fundamental. Na hora de escolher um bom produto, é bom valorizar as linhas que conferem, além da proteção contra os raios ultravioleta, nutrição e hidratação aos cabelos. É importante lembrar que esses produtos devem ser reaplicados após cada mergulho no mar ou piscina.

Patrícia Fabrini

Já a água do mar e da piscina intensificam ainda mais os danos que o verão pode causar.

“Os cabelos podem adquirir uma coloração esverdeada em decorrência da água piscina, ainda mais se já sofreram danos do sol ou danos mecânicos, ou quando o mergulho é um hábito frequente”, pontua a Dra. Patrícia Fabrini, dermatologista da Human Clinic. 


E também temos que nos preocupar com a microbiota do cabelo. De acordo com a Dra. Patrícia, os microrganismos que ajudam no equilíbrio da flora intestinal também estão presentes na pele (não esquecendo que o couro cabeludo também é pele), e eles nos ajudam na proteção contra doenças. 


“No verão, a maior exposição ao sol, ao vento, à água do mar e da piscina pode contribuir para a mudança desse exército de ‘bactérias do bem’, gerando inflamação no couro cabeludo, o que interfere na saúde e beleza dos cabelos”, 


ressalta a especialista, que é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Sociedade Brasileira de Restauração Capilar e acaba de retornar de um fellow em tricologia e transplante capilar, no Vale do Silício (Califórnia). 


Como proteger os cabelos?


Para proteger o cabelo e o couro cabeludo, segundo a Dra. Patrícia, é preciso usar xampus que nutram essas “bactérias do bem” do couro cabeludo e que protejam contra as coceiras e inflamações. “Esses produtos que alimentam essas ‘bactérias do bem’ se chamam probióticos e já existem em alguns xampus mais modernos”, afirma a médica. 


Viseiras e bonés com tecido UV Line (que protegem contra os raios de sol) são bem-vindos, entretanto usar bonés ou chapéus o tempo todo não é recomendável, pois deixar o couro cabeludo úmido pode alterar a microbiota e provocar o surgimento de seborreia (aumento da oleosidade), o que pode contribuir para a queda. É fundamental também lançar mão de produtos  para os cabelos. Hidratá-los e restaurá-los após um dia de exposição intensa devolve o brilho e a beleza aos fios. 


“No caso de pacientes calvos, a proteção é ainda mais importante, porque no couro cabeludo exposto há grande risco do desenvolvimento de melanoma (um tipo de câncer de pele bem agressivo)”, alerta a Dra. Patrícia.


Água do da água do mar e do cloro 


Ao sair do mar ou da piscina, a orientação é lavar os cabelos com água potável para retirar o excesso do cloro ou da água salgada. 


Para deixá-los bonitos, macios e sedosos, deve-se intensificar o uso de produtos com poder de hidratação e nutrição. 



“O fio é composto de proteínas, lipídios (óleo) e água. No protocolo de verão na Human Clinic, damos prioridade a produtos que contenham óleos (como óleo de macadâmia e de baobá) que, além de nutrir os cabelos, impedem que eles percam  água. Dessa forma, devolvemos brilho e maciez aos cabelos. Além disso , sabemos que os cabelos são uma estrutura essencialmente proteica. Assim, um estudo feito com aparelho de ultrassom nos permite diagnosticar qual a perda e, consequentemente, qual reposição deve ser feita , preparando os fios para o verão”, detalha a dermatologista.  


Como lavar e hidratar corretamente os fios? 


Independentemente da estação do ano, na lavagem dos fios, o importante é usar sempre água fria ou morna, pois a água quente abre as cutículas, diminuindo o brilho dos cabelos, além de aumentar a oleosidade do couro cabeludo  E também deve-se evitar o uso do secador, que contribui para danificar os fios 


Ao lavar a cabeça, nada de xampus abrasivos. A função do xampu é higienizar o couro cabeludo e não retirar completamente o seu manto lipídico, que serve como proteção. “As mulheres de cabelos compridos ou ondulados  e crespos devem evitar lavar os cabelos todos os dias, para que a oleosidade produzida pelas glândulas sebáceas, no  couro cabeludo, tenham a chance de chegar às pontas”, aponta a Dra. Patrícia.


A alimentação também influencia na saúde dos cabelos, por isso, a dieta deve conter  proteínas, vitaminas do complexo B, bem como ômegas 3 e 6 - elementos presentes em carnes, ovos, peixes, oleaginosas, cogumelos e laticínios. 


Cuidados com os cabelos masculinos 


Apesar de geralmente manter os fios mais curtos, os homens também precisam cuidar de seus cabelos durante o verão, principalmente porque eles têm maior tendência à oleosidade e à calvície. 


Os homens não devem acumular produtos no couro cabeludo, já que os seus fios têm maior tendência à oleosidade do que os fios das mulheres, podendo agravar a dermatite seborreica e, consequentemente, levar à queda de cabelo.



Sobre a Human Clinic 


Fundada em 2017 pelos Doutores Ivan Rollemberg e Fernando Macedo. Dr Fernando é um dos maiores experts em procedimentos a laser e tecnologias do País, com 20 anos de atuação e de estudos sobre o tema. Dr Ivan é considerado um dos mais jovens talentos da dermatologia Brasileira e conhecido como o “Mago da Beleza” por atender dezenas de celebridades nacionais. A Human Clinic oferece o que existe de mais moderno e atual no mercado de beleza, disponibilizando programas, protocolos e soluções personalizadas nas áreas de dermatologia, cosmiatria facial e corporal, emagrecimento, além de soluções clínicas e cirúrgicas. Com duas unidades em São Paulo, a Human Clinic conta com mais de 30 médicos, referências em áreas como cirurgia plástica, gastroenterologia, ginecologia e harmonização íntima, nutrologia, tricologia (saúde capilar), além do núcleo de educação e pesquisa em estética médica e tratamentos corporais. 
www.humanclinic.com.br

Comentários

Veja mais

Contatos e canais de contratação nos Hospitais

MANUAL DE INDICADORES DE HOTELARIA HOSPITALAR e CADERNO DE PROCESSOS E PRÁTICAS DE HOTELARIA HOSPITALAR

O que é Protocolo de Manchester?