Jornada do Paciente. O que é? Como montar ?


 A jornada do paciente é o caminho que o paciente percorre desde o momento em que ele reconhece que precisa de cuidados médicos até o final de seu tratamento. Mapear a jornada do paciente é uma forma de visualizar todo o processo de atendimento e entender os pontos de contato do paciente com os serviços de saúde.

Para mapear a jornada do paciente, é importante seguir algumas etapas:

  1. Identifique o objetivo do mapeamento: o que você deseja alcançar com o mapa da jornada do paciente? Identificar pontos de melhoria no processo de atendimento? Entender melhor as necessidades dos pacientes? A partir disso, defina o escopo do mapeamento.

  2. Defina as etapas da jornada: quais são as principais etapas que um paciente percorre desde o momento em que reconhece que precisa de cuidados médicos até o final do tratamento? Algumas etapas comuns incluem: busca por informações, agendamento de consultas, consulta médica, exames, tratamento, acompanhamento e alta.

  3. Identifique as personas: quem são os pacientes que você deseja mapear? É possível ter diferentes personas de acordo com o tipo de atendimento, condição médica ou outras características relevantes.

  4. Coleta de dados: para entender a jornada do paciente, é necessário coletar dados de diferentes fontes, como entrevistas com pacientes e profissionais de saúde, observações em consultas e análise de registros médicos.

  5. Construção do mapa: com os dados coletados, é possível construir um mapa da jornada do paciente, visualizando todas as etapas e pontos de contato com o serviço de saúde.

  6. Análise e identificação de oportunidades de melhoria: com o mapa da jornada do paciente em mãos, é possível identificar pontos críticos e oportunidades de melhoria no processo de atendimento. Isso pode incluir a criação de novos serviços, mudanças no fluxo de atendimento, melhoria na comunicação com os pacientes, entre outras iniciativas.

Ao mapear a jornada do paciente, é possível entender melhor suas necessidades e criar uma experiência de atendimento mais satisfatória e eficiente.

#jornadadopaciente #mapeamentodajornadadopaciente #atendimentodesaúde #pacientes #profissionaisdesaúde #experiênciadopaciente #oportunidadesdemelhoria #comunicaçãocomospacientes #registrosmédicos #consultasmédicas #tratamento #alta #fluxodeatendimento #serviçosdesaúde

Comentários

Veja mais

Contatos e canais de contratação nos Hospitais

Porque o Higienizador do Centro Cirúrgico é uma das posições mais importantes para que as metas financeiras (EBITDA) sejam alcançadas?

MANUAL DE INDICADORES DE HOTELARIA HOSPITALAR e CADERNO DE PROCESSOS E PRÁTICAS DE HOTELARIA HOSPITALAR

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO GRATUITO DE SEGURANÇA DO PACIENTE E QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE

Manual de Higiene e Limpeza Hospitalar

Vagas disponíveis para trabalhar no Hospital Erastinho - Curitiba

Lavanderia Hoteleira e a durabilidade do enxoval

O que é Protocolo de Manchester?

Vagas - PCD - Prevent Senior SP