1º Congresso da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de junho de 2019, no Rio de Janeiro.



MARQUE NA SUA AGENDA!  5, 6 E 7 DE JUNHO DE 2019 – 



A fundação da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP) em dezembro de 2017 teve como objetivo maior congregar e representar profissionais de saúde ou não, e gestores de diferentes áreas de atuação na saúde interessados na qualidade do cuidado e na segurança do paciente.
Também pretende-se dialogar com pacientes e familiares com foco em melhorar sua experiência no cuidado. Intenciona-se desenvolver interfaces com os órgãos vinculados à Justiça e à comunicação de massa em torno de abordagens não punitivas e sistêmicas, facilitando assim a aprendizagem e a introdução de melhorias a partir da ocorrência de eventos adversos. A atuação da Sociedade estará muito focada na disseminação de boas práticas de cuidado de saúde e no compartilhamento de experiências, somando-se assim ao esforço coletivo de desenvolvimento da segurança do paciente no sistema de saúde.
A realização do Congresso será uma expressão muito importante e concreta desses objetivos da SOBRASP. Realizaremos o Congresso dois anos após a criação do Movimento pela Segurança do Paciente (MOSP), precursor da Sociedade, que mobilizou e agregou centenas de especialistas, profissionais, pesquisadores e gestores para juntos contribuírem para tornar a Segurança do Paciente um direito básico de saúde.Esse sonho irá tornar-se realidade:
1º Congresso da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de junho de 2019, no Rio de Janeiro.

Faremos um Congresso marcado pelas ideias-força de excelência e compartilhamento. Aprenderemos muito com a proficiência dos palestrantes nacionais e internacionais, e com a intensidade e riqueza da participação dos congressistas. As Comissões Científica e Organizadora estão compostas por parte das lideranças reconhecidas na área, seja na pesquisa, na gestão, no ensino ou na divulgação de evidências científicas. A dinâmica do Congresso combinará a difusão do conhecimento de ponta e o intercâmbio de experiências entre os profissionais e as instituições de saúde brasileiras no campo da Qualidade do Cuidado e da Segurança do Paciente. Para tanto, serão convidados expoentes internacionais e as principais lideranças nacionais nas temáticas do Congresso e destinaremos tempo e espaço para que os profissionais da linha da frente do cuidado possam expor e discutir os métodos empregados e os resultados de suas iniciativas.
Victor Grabois 
Presidente do 1º Congresso da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente
1º Congresso da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente terá como tema central – a Segurança do Paciente como direito: reduzir riscos com a contribuição de todos.
As trilhas do Congresso serão:
  1. Segurança do paciente como política pública de saúde;
  2. Soluções e inovações para a qualidade do cuidado e segurança do paciente no sistema de saúde;
  3. Cuidado centrado nas pessoas: engajamento dos pacientes, familiares e comunidade;
  4. Cultura de segurança do paciente nos serviços de saúde e na sociedade;
  5. Educação e pesquisa para a qualidade do cuidado e segurança do paciente.
As atividades propostas para o Congresso incluem conferências magnas, mesas redondas, painéis, rodas de conversas, oficinas interativas e workshops.
Participação multiprofissional: médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, odontólogos, psicólogos, assistentes sociais, administradores, engenheiros clínicos e hospitalares, e gestores de saúde em todos os níveis e pontos de atenção.
Também outros profissionais interessados no assunto serão bem-vindos, tais como os que são vinculados ao Ministério Público e Judiciário, assim profissionais da imprensa e/ou que atuam na geração de conteúdos para a internet.
As representações de pacientes e do controle social certamente estarão presentes no nosso Congresso, trazendo experiências significativas para um cuidado mais centrado nas pessoas. O debate visando a geração de inovações voltadas à Segurança do Paciente com a indústria de equipamentos, sistemas, medicamentos e insumos também terá um lugar de destaque.
Local reservado, o Hotel Windsor Oceânico, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, no período de 5 a 7 de junho de 2019. O hotel tem capacidade para receber mais de 1000 participantes, ampla área para os expositores e infraestrutura: estacionamento, restaurante no hotel e proximidade com vários shoppings, possibilidade de hospedagem no próprio hotel, a preços muito convidativos, ou na rede hoteleira próxima, e fácil acesso ao metrô (linha 4). As atividades sociais programadas proporcionarão, aos participantes, momentos de descontração e confraternização.

Comentários

Veja mais

Contatos e canais de contratação nos Hospitais

MANUAL DE INDICADORES DE HOTELARIA HOSPITALAR e CADERNO DE PROCESSOS E PRÁTICAS DE HOTELARIA HOSPITALAR

O que é Protocolo de Manchester?