As 10 Diretrizes de TI da ANAHP para orientar os hospitais na busca do Hospital Digital.


A ANAHP lançou o Manual de Diretrizes de TI para Hospitais Privados com 10 diretrizes para orientar o hospital na busca pelo Hospital Digital.
 Desde a sua fundação, em maio de 2001, a Anahp desenvolve instrumentos visando à melhoria contínua da saúde suplementar no Brasil. São publicações, discussões e eventos, entre outras inúmeras atividades lideradas pela entidade, que visam promover a melhoria sistêmica da qualidade dos serviços médico-hospitalares no país e agregar à cultura brasileira a saúde como um valor maior.
O documento “Diretrizes de TI para Hospitais Privados” é mais uma iniciativa que caminha nesse sentido. Criado em 2014, o Grupo de Estudos sobre TI foi estabelecido com o intuito de discutir e compartilhar as melhores práticas em tecnologia da informação para o setor hospitalar, uma vez que estes recursos podem ser grandes aliados para as instituições de saúde, proporcionando condições para uma governança clínica mais efetiva.
O Grupo conta com a participação de representantes dos hospitais associados, que em um trabalho de espírito associativo reúne as experiências e o conhecimento das instituições, orientando o aprimoramento da tecnologia da informação nos hospitais brasileiros e oferecendo subsídios para aqueles que desejam se tornar um Hospital Digital.
diretriintegraOs esforços da Voice em pesquisa, nos projetos implantados e nos produtos mostram que estamos alinhados com estas diretrizes. É muito bom vermos que ajudamos em todas as 10 Diretrizes, mas identificamos que nossa maior importância para nossos clientes está principalmente na Diretriz Integração.
Todos os nossos projetos preenchem lacunas críticas nos Hospitais e temos como conceito o máximo aproveitamento dos investimentos já existentes (tanto em sistemas tanto em Infraestrutura).
O resumo da Diretriz Integração no documento é:
Integrar todos os sistemas de informação, equipamentos, dispositivos médicos e parceiros em um ambiente de total interoperabilidade.
Já publicamos neste Blog alguns esforços de nossos clientes na Busca pela certificação HISMM (selo referente a Digitalização dos Hospitais) exemplos:
No Blog Voicetechnology fica claro que os esforços e alinhamento com a Digitalização dos Hospitais e também com o alinhamento com a HIMSS. veja também os seguintes posts:
Quando o assunto é TI em saúde e Hospital Digital,  a certificação mais desejada. Para que você tenha uma ideia do nível dificuldade na obtenção desse reconhecimento, o número de instituições brasileiras que alcançaram seu penúltimo nível (EMRAM nível 
6) não passam de uma dezena.
A certificação EMRAM é composta por oito estágios (de 0 a 7), vide a próxima figura ilustrativa com os níveis de evolução em Tecnologia da Informação (TI) que um Hospital podeestagios
conquistar. A avaliação da HIMSS é composta, basicamente, por 3 fases. Na primeira, o hospital deve responder a um questionário subjetivo, cujas respostas são processadas eletronicamente para, ao final, indicar em que estágio o hospital possivelmente está.Essa segunda fase se dá por meio de 2 avaliações: o preenchimento de outro questionário subjetivo (de 60 questões e muito mais aprofundado), que será avaliado pela equipe HIMSS Analytics, e uma web conferência.Confirmando-se a legitimidade do hospital nos estágios 6 ou 7, chega a hora de partir para a terceira e última etapa: uma vista in loco à instituição por auditores da HIMSS, que percorrerão todo o hospital, conversando com enfermeiros, médicos, recepcionistas e pacientes para, só então, decidir pela certificação e em qual nível chancelá-lo.
Quer ler o documento na integra da ANAHP ? Faça o download do arquivo com as diretrizes.
Sobre a Anahp
anhpA Associação Nacional de Hospitais Privados– Anahp é uma entidade representativa dos principais hospitais privados de excelência do país. Criada em 11 de maio de 2001, durante o 1º Fórum Top Hospital, em Brasília, e fundada em 11 de setembro do mesmo ano, a Anahp surgiu para defender os interesses e necessidades do setor e expandir as melhorias alcançadas pelas instituições privadas para além das fronteiras da Saúde Suplementar, favorecendo a todos os brasileiros.
Atualmente, a entidade ocupa uma função estratégica no desdobramento de temas fundamentais à sustentabilidade do sistema. Representante de hospitais reconhecidos pela certificação de qualidade e segurança no atendimento hospitalar, a Anahp está preparada para fortalecer o relacionamento setorial e contribuir para a reflexão sobre o papel da saúde privada no país.
Sobre a HIMSS:
HIMSS_landing_Page_small-01-e1428611915618A HIMSS é uma organização global com ações focadas na melhoria da saúde através do uso de tecnologia da informação. Fundada em 1961, engloba mais de 52 mil indivíduos, dos quais mais de 2/3 trabalham no ramo profissional da saúde, organizações governamentais e organizações sem fins lucrativos em todo o mundo, além de mais de 600 corporações e 250 organizações parceiras sem fins lucrativos, que compartilham esta causa. Com sede em Chicago, serve a comunidade de saúde global de TI com escritórios nos Estados Unidos, Europa e Ásia. A HIMSS trabalha com um vasto número de eventos no mundo inteiro, discutindo assuntos específicos de saúde e tecnologia da informação, como a questão da interoperabilidade na saúde, que permite a padronização e integração de sistemas de saúde.
Sobre a HIMSS Analytics
himss analyticsA HIMSS Analytics é uma subsidiária integral sem fins lucrativos da HIMSS. A empresa coleta e analisa dados de saúde relacionados com os processos de TI para ambientes, produtos, custos e composição do departamento de sistemas da informação, métricas de gerenciamento do departamento de sistemas da informação, as tendências de saúde e as decisões relacionadas com as compras. A HIMSS Analytics fornece dados de alta qualidade e competência analítica para organizações de prestação de serviços de saúde, empresas de TI para a saúde, governos estaduais, empresas financeiras, empresas farmacêuticas e empresas de consultoria.
Fontes:

Comentários

Veja mais

Contatos e canais de contratação nos Hospitais

Porque o Higienizador do Centro Cirúrgico é uma das posições mais importantes para que as metas financeiras (EBITDA) sejam alcançadas?

MANUAL DE INDICADORES DE HOTELARIA HOSPITALAR e CADERNO DE PROCESSOS E PRÁTICAS DE HOTELARIA HOSPITALAR

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO GRATUITO DE SEGURANÇA DO PACIENTE E QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE

Manual de Higiene e Limpeza Hospitalar

Vagas disponíveis para trabalhar no Hospital Erastinho - Curitiba

O que é Protocolo de Manchester?

Lavanderia Hoteleira e a durabilidade do enxoval

Vagas - PCD - Prevent Senior SP