As 10 Diretrizes de TI da ANAHP para orientar os hospitais na busca do Hospital Digital.
A ANAHP lançou o Manual de Diretrizes de TI para Hospitais Privados com 10 diretrizes para orientar o hospital na busca pelo Hospital Digital.

Desde a sua fundação, em maio de 2001, a Anahp desenvolve instrumentos visando à melhoria contínua da saúde suplementar no Brasil. São publicações, discussões e eventos, entre outras inúmeras atividades lideradas pela entidade, que visam promover a melhoria sistêmica da qualidade dos serviços médico-hospitalares no país e agregar à cultura brasileira a saúde como um valor maior.
O documento “Diretrizes de TI para Hospitais Privados” é mais uma iniciativa que caminha nesse sentido. Criado em 2014, o Grupo de Estudos sobre TI foi estabelecido com o intuito de discutir e compartilhar as melhores práticas em tecnologia da informação para o setor hospitalar, uma vez que estes recursos podem ser grandes aliados para as instituições de saúde, proporcionando condições para uma governança clínica mais efetiva.
O Grupo conta com a participação de representantes dos hospitais associados, que em um trabalho de espírito associativo reúne as experiências e o conhecimento das instituições, orientando o aprimoramento da tecnologia da informação nos hospitais brasileiros e oferecendo subsídios para aqueles que desejam se tornar um Hospital Digital.

Todos os nossos projetos preenchem lacunas críticas nos Hospitais e temos como conceito o máximo aproveitamento dos investimentos já existentes (tanto em sistemas tanto em Infraestrutura).
O resumo da Diretriz Integração no documento é:
Integrar todos os sistemas de informação, equipamentos, dispositivos médicos e parceiros em um ambiente de total interoperabilidade.
Já publicamos neste Blog alguns esforços de nossos clientes na Busca pela certificação HISMM (selo referente a Digitalização dos Hospitais) exemplos:
No Blog Voicetechnology fica claro que os esforços e alinhamento com a Digitalização dos Hospitais e também com o alinhamento com a HIMSS. veja também os seguintes posts:
- Hospital Digital,
- Mesa Redonda na HiMSS2016 – Cooperação Brasil EUA,
- Agenda da Delegação Brasileira na HisMM16,
Quando o assunto é TI em saúde e Hospital Digital, a certificação mais desejada. Para que você tenha uma ideia do nível dificuldade na obtenção desse reconhecimento, o número de instituições brasileiras que alcançaram seu penúltimo nível (EMRAM nível
6) não passam de uma dezena.
A certificação EMRAM é composta por oito estágios (de 0 a 7), vide a próxima figura ilustrativa com os níveis de evolução em Tecnologia da Informação (TI) que um Hospital pode
A certificação EMRAM é composta por oito estágios (de 0 a 7), vide a próxima figura ilustrativa com os níveis de evolução em Tecnologia da Informação (TI) que um Hospital pode

conquistar. A avaliação da HIMSS é composta, basicamente, por 3 fases. Na primeira, o hospital deve responder a um questionário subjetivo, cujas respostas são processadas eletronicamente para, ao final, indicar em que estágio o hospital possivelmente está.Essa segunda fase se dá por meio de 2 avaliações: o preenchimento de outro questionário subjetivo (de 60 questões e muito mais aprofundado), que será avaliado pela equipe HIMSS Analytics, e uma web conferência.Confirmando-se a legitimidade do hospital nos estágios 6 ou 7, chega a hora de partir para a terceira e última etapa: uma vista in loco à instituição por auditores da HIMSS, que percorrerão todo o hospital, conversando com enfermeiros, médicos, recepcionistas e pacientes para, só então, decidir pela certificação e em qual nível chancelá-lo.
Quer ler o documento na integra da ANAHP ? Faça o download do arquivo com as diretrizes.
Sobre a Anahp

Atualmente, a entidade ocupa uma função estratégica no desdobramento de temas fundamentais à sustentabilidade do sistema. Representante de hospitais reconhecidos pela certificação de qualidade e segurança no atendimento hospitalar, a Anahp está preparada para fortalecer o relacionamento setorial e contribuir para a reflexão sobre o papel da saúde privada no país.
Sobre a HIMSS:
A HIMSS é uma organização global com ações focadas na melhoria da saúde através do uso de tecnologia da informação. Fundada em 1961, engloba mais de 52 mil indivíduos, dos quais mais de 2/3 trabalham no ramo profissional da saúde, organizações governamentais e organizações sem fins lucrativos em todo o mundo, além de mais de 600 corporações e 250 organizações parceiras sem fins lucrativos, que compartilham esta causa. Com sede em Chicago, serve a comunidade de saúde global de TI com escritórios nos Estados Unidos, Europa e Ásia. A HIMSS trabalha com um vasto número de eventos no mundo inteiro, discutindo assuntos específicos de saúde e tecnologia da informação, como a questão da interoperabilidade na saúde, que permite a padronização e integração de sistemas de saúde.

Sobre a HIMSS Analytics
A HIMSS Analytics é uma subsidiária integral sem fins lucrativos da HIMSS. A empresa coleta e analisa dados de saúde relacionados com os processos de TI para ambientes, produtos, custos e composição do departamento de sistemas da informação, métricas de gerenciamento do departamento de sistemas da informação, as tendências de saúde e as decisões relacionadas com as compras. A HIMSS Analytics fornece dados de alta qualidade e competência analítica para organizações de prestação de serviços de saúde, empresas de TI para a saúde, governos estaduais, empresas financeiras, empresas farmacêuticas e empresas de consultoria.

Fontes:
- http://www.folkstic.com/single-post/2015/05/22/ANAHP-publica-Diretrizes-de-TI-para-o-Hospital-Digital
- http://anahp.com.br/publicacoes-anahp/livros/manual-diretrizes-de-ti
- http://www.folkstic.com/single-post/2015/05/22/ANAHP-publica-Diretrizes-de-TI-para-o-Hospital-Digital
- post publicado em 5 de outubro de 2016
Comentários
Postar um comentário