Case Vivalle: Gastronomia Hospitalar e Nutrição


Case Vivalle: Gastronomia Hospitalar e Nutrição 


img_8238.jpg

Natalia Trois Gomes Monteiro,supervisora de Nutrição e Hotelaria do Hospital Vivalle em São José dos Campos, desde maio de 2015. Apresentou o Case de Gastronomia Hospitalar de seu hospital no II Simpósio de Hotelaria Hospitalar da Zona da Mata Mineira, que aconteceu em Juiz de Fora (MG).
O case da Natália foi o case vencedor da pesquisa: Queremos sua receita” do Site Hotelaria Hospitalar e por isso ela foi convidada do II Simpósio de Hotelaria Hospitalat da ZM.
IMG_8237.jpgSegunda Natália, ao assumir a equipe de 5 nutricionistas verificou diversas oportunidades de melhoria:
  • tanto na organização de tempo,
  • na aquisição de equipamentos,
  • em metodologias mais avançadas.
Os profissionais são altamente qualificados, então Natália atuou na motivação para alcançar o próximo nível.
O inicio do trabalho foi focado em melhoria contínua e adequação da visão da equipe com  visão, missão e valores do Hospital  juntamente com a Gerencia de Operações.
IMG_8230.jpgO ano de 2015 foi o inicio dessa adequação com a compra de equipamentos (calorimetria, balanças, bioimpedância), revisão de protocolos e adequação do quadro de nutricionistas com a mudança de escala: de 12×36 para 5×2.
Assim conseguiram no primeiro momento antes da expansão do hospital, adequar a carga horária ao numero de leitos x nutricionistas e redistribuição das tarefas e adequação número de nutricionista/leito.Captura de tela 2017-12-19 às 23.05.47

quadronutri
Quadro atual Nutrição
Após ampliação a equipe passou de 5 para 7 nutricionistas.
Com a certificação QMENTUM e selo de excelência de cirurgia bariátrica (adquiridos no período de 2015 e 2016) e ainda em  outubro de 2016 veio mais um grande desafio: comida.pnga implantação do serviço de nutrição, com a mudança da empresa que servia alimentação há mais ou menos 7 anos para uma nova empresa, que teria que se adequar à todos as particularidades do Vivalle.
Com estas mudanças foi possível alguns movimentos e ganhos, como:
  • reforçar a união da equipe,
  • desafio de manter a gastronomia hospitalar,
  • melhorar a assistência ao paciente ,
  • criar vínculos com a nova empresa
  • e ainda manter indicadores de qualidade assistencial nos mais elevados padrões.
A comida é um dos suportes da nossa identidade e as panelas, seus cheiros, temperos, ingredientes e formas de cozinhar ficam impregnados em nossa memória. A comida foi sempre o fio condutor e revelador de diferentes maneiras de ser e perceber o mundo em nosso território”
Natalia
comida afeto.png
comida com afeto
Em 2017 , foi iniciado treinamento de líder coaching com duas nutricionistas da equipe
Esse treinamento possibilitou uma cascata de motivação, tornando os nutricionistas do Vivalle os responsáveis por encantar o coração do Paciente.
Além da clinica, há uma equipe altamente qualificada, motivada, focada em resultados, com foco no paciente e com o apoio da Gerência e Diretoria para desenvolver o seu melhor.
Entre as ações de motivação foram aplicado com os colaboradores diversas ações:
  • Saindo da rotina
  • Jantar especial natal / réveillon
  • Dia do aniversariante do mês
Exemplo de ação, Semana do Médico:

Sobre Natalia Trois Gomes Monteiro de Carvalho

Formada em nutrição no ano de 2002 pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Comportamento Alimentar, Pós-graduada em Nutrição Clinica e em Oncologia Pediátrica, Coach pela Professional Nutrition Coaching. Atualmente sou supervisora de Nutrição e Hotelaria do Hospital Vivalle Rede Dor são Luiz.

Sobre Hospital Vivalle Rede Dor São Luiz

fachada vivalle
Hospital viValle se empenha constantemente em oferecer um serviço de saúde com qualidade, alinhado com as melhores práticas e com a Segurança do Paciente. As certificações hospitalares são “selos” que conferem credibilidade às instituições. São processos voluntários, que partem do próprio Hospital, e são reguladas por entidades nacionais e internacionais.
Em 2013, o Hospital viValle iniciou o processo de Acreditação Internacional Acreditation Canada – Qmentum International. Em 2015, o Hospital recebeu o título de Hospital Acreditado Internacional Diamante.
Isso significa que o Hospital viValle oferece a mesma qualidade e segurança para seus pacientes, acompanhantes, colaboradores e profissionais que as melhores instituições de saúde do mundo.


Republicação de post de 23 de janeiro de 2018 por 

Comentários

Veja mais

Contatos e canais de contratação nos Hospitais

Porque o Higienizador do Centro Cirúrgico é uma das posições mais importantes para que as metas financeiras (EBITDA) sejam alcançadas?

MANUAL DE INDICADORES DE HOTELARIA HOSPITALAR e CADERNO DE PROCESSOS E PRÁTICAS DE HOTELARIA HOSPITALAR

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO GRATUITO DE SEGURANÇA DO PACIENTE E QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE

Manual de Higiene e Limpeza Hospitalar

Vagas disponíveis para trabalhar no Hospital Erastinho - Curitiba

O que é Protocolo de Manchester?

Lavanderia Hoteleira e a durabilidade do enxoval

Vagas - PCD - Prevent Senior SP