Melhores Hospitais do Brasil

O site Bidu fez um excelente artigo onde apontou os melhores Hospitais do País. Este foi baseado em
  • indicadores públicos da ANS,
  • site JCI e
  • Revista AméricaEconomía/ranking 2017,
o artigo monta uma tabela com os melhores segundo estes indicadores. (link do artigo original no fim deste post, em fontes)
Temos muito orgulho de nos depararmos com a lista e verificarmos que os grandes destaques são nossos cliente. Acreditamos que nossas soluções ajudam todos eles em eficiência, produtividade e garantia de processos mais efetivos.
São destaques do estudo artigo os seguintes Hospitais:
O artigo aponta diversas fontes que podem ser consultadas na hora de saber quais são os hospitais brasileiros considerados como referência. As acreditações e certificações são instrumentos que contribuem para a proteção do consumidor. Por isso, elas podem ser um diferencial para seu bem-estar e tranquilidade.
Três das mais importantes entidades em de qualidade que foram apontadas pelo artigo. Elas avaliam os estabelecimentos em quesitos alinhados à práticas como segurança do paciente, humanização, tecnologia, eficiência, entre outros.
Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulga uma relação de hospitais que atendem os critérios de qualidade importantes na assistência prestada à população.
Acreditação também foi um dos pontos considerados no artigo. É apontado estabelecimentos que possuem certificação máxima de qualidade emitida por instituições acreditadoras de serviços de saúde. A acreditação é realizada a cada dois ou três anos e mede a qualidade da assistência através de um conjunto de padrões relacionados ao serviço prestado da instituição como um todo. Os estabelecimentos que participam dessa avaliação fazem isso de forma voluntária.
Veja aqui a relação completa dos hospitais com acreditação máxima.
Foi considerado também Índice de readmissão hospitalar,  este indicador mede a capacidade do prestador em promover a recuperação dos pacientes de forma eficaz. Esse é um parâmetro comumente usados para a qualidade assistencial. Espera-se que o hospital promova melhorias para prover o cuidado efetivo ao paciente, dentro do menor tempo possível.
Aqui são avaliados quesitos como o gerenciamento do quadro clínico dos pacientes, o planejamento de alta,  a capacitação da equipe do hospital e fluxos e protocolos de atendimento.
Acompanhe aqui a relação completa de hospitais que atenderam a taxa de readmissão hospitalar.
O Indicador de Segurança do paciente, foi um dos utilizados pelo artigo para escolher os melhores hospitais do Brasil.  O motivo é a premissa de estimular a melhoria contínua dos processos de cuidado e do uso seguro de tecnologias da saúde.
O hospitais relacionados estão em acordo com a Resolução nº 36/2013 da Anvisa, que determina que todos os serviços de saúde devem constituir núcleos de segurança do paciente. Confira a lista completa de hospitais com núcleo de segurança do paciente cadastrado na Anvisa.
Todos os anos, a revista América Economía publica um ranking que reúne os melhores hospitais da América Latina. São considerados critérios que medem os esforços em relação ao melhor atendimento clínico e à percepção dos pacientes.
Pode participar do ranking qualquer hospital ou clínica de alta complexidade – entre públicas, privadas ou universitárias. Para participar, os hospitais devem fornecer múltiplos serviços em uma ampla gama de especialidades médicas.
A revista convida, em média, 200 entidades de países como Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, Cuba, Equador, México, Panamá, Peru, Uruguai e Venezuela.
São consideradas no ranking as entidades que conseguiram obter um valor superior a 50 pontos no indicador final. Em 2017, 49 hospitais entraram na lista e dentre eles, 11 são brasileiros.
A pesquisa se baseia em um questionário. Ele reúne dados-chave que tratam de seis dimensões da qualidade do hospital:
  • Segurança e Dignidade do Paciente: são avaliados os indicadores de processos e resultados que permitem minimizar os riscos do hospital;
  • Capital Humano: análise da equipe médica, da enfermagem e da direção do hospital;
  • Capacidade: indicadores do número de altas, leitos, especialidades e subespecialidades médicas, exames laboratoriais, cirurgias, entre outros. Aqui também são considerados os investimentos;
  • Gestão do conhecimento: mede a capacidade de gerar, obter e disseminar a vanguarda do conhecimento médico na entidade;
  • Eficiência: são analisadas variáveis como taxas de ocupação de leitos ou salas de operação; as finanças (balanços e demonstrações de resultado) e os mecanismos de gestão da qualidade.
  • Prestígio: medido por meio de pesquisas junto à classe médica e aos leitores da publicação.
A relação completa do ranking organizado pela revista pode ser conferida aqui.
Uma outra referência que mede a qualidade dos serviços prestados pelos hospitais é concedida pelo órgão americano Joint Commission International (JCI). O órgão é líder mundial em certificação de organizações de saúde e, no Brasil, é representado pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA).
Os padrões da acreditação avaliam critérios de qualidade e de segurança tais como:
  • Atendimento
  • Gestão
  • Infraestrutura
  • Qualificação profissional
Por meio de visitas, entrevistas e análises de documentos, os avaliadores checam mais de 1.300 itens. A certificação pode ser solicitada por instituições públicas, privadas e centros médicos acadêmicos e, em média, a adaptação às exigências leva dois anos.
Veja a relação completa de estabelecimentos acreditados pelo JCI .

Fontes:

https://blogvoicetechnology.wordpress.com/2018/10/18/melhores-hospitais-do-brasil/

em 10 de Setembro de 2018

Comentários

Veja mais

Contatos e canais de contratação nos Hospitais

Porque o Higienizador do Centro Cirúrgico é uma das posições mais importantes para que as metas financeiras (EBITDA) sejam alcançadas?

MANUAL DE INDICADORES DE HOTELARIA HOSPITALAR e CADERNO DE PROCESSOS E PRÁTICAS DE HOTELARIA HOSPITALAR

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO GRATUITO DE SEGURANÇA DO PACIENTE E QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE

Manual de Higiene e Limpeza Hospitalar

Vagas disponíveis para trabalhar no Hospital Erastinho - Curitiba

O que é Protocolo de Manchester?

Lavanderia Hoteleira e a durabilidade do enxoval

Vagas - PCD - Prevent Senior SP