Time de resposta rápida – TRR


Time de resposta rápida – TRR



pcr1As emergências clínicas e a PCR (Parada Cardio Respiratória) são situações estressantes, demandam grande empenho e dispêndio de energia por parte dos profissionais. Quando seu atendimento não está bem estruturado e definido pode gerar conflito de papeis, demora no início do atendimento, realização de procedimentos equivocados, culminando com gastos desnecessários para o serviço e, principalmente, com desfechos indesejados.
codigoazulsmartphoneAssim, os serviços de saúde, em especial os de alta complexidade cardiovascular, devem dispor de estratégias que visem a organização e a sistematização do atendimento das situações de emergência, de modo que seja realizado de forma rápida e eficiente.
A implantação dos times de resposta rápida (TRR) para o atendimento de emergências clínicas e parada cardiorrespiratória (PCR) tem mostrado impacto positivo na sobrevida e morbidade dos pacientes atendidos.
Para ajudar neste cenário, temos a disposição ferramentas de automação de mensageria de urgências hospitalares. Desde o acionameto até o gerenciamiento das respostas e confirmações são controlados por nossa solução.
telefoneUm fluxo de mensagens e eventos são gerados de acordo com o código acionado (Ex: Código Azul). Estes eventos ao devem ser confirmados (reply) pelo grupo solicitado através de códigos numéricos simples, conferindo agilidade ao processo.
Em caso de não confirmação, é feita a retransmissão do sinal.
A transmissão pode ser feita em ramais móveis ou fixos. A recepção, em aparelhos móveis de diversos tipos, em qualquer lugar do hospital.
A implantação dos TRR e o conseqüente treinamento dos profissionais envolvidos possam contribuir de forma importante para a prevenção das ocorrências das PCR, bem como melhorar o prognóstico dos pacientes após este evento. Nossas ferramentas auxiliam estes times de respostas rápidas tanto em Hospitais particulares tanto em Hospitais púbicos.
No vídeo a seguir, temos uma demonstração do fluxo de acionamento, gerenciamento e controle das chamadas aos times de TRR.
Com a implantação dos TRR há maior agilidade no atendimento das emergências clínicas e das PCR, contribuindo para melhor prognóstico do paciente. O objetivo é atender o paciente em um curto espaço de tempo ou no momento de qualquer sinal de agravo clínico. Consequentemente, a idéia de um Time de Resposta Rápida, composto por profissionais que levam expertise em cuidados críticos a beira leito onde for necessário, mostra-se fundamental para a segurança do paciente.
Sobre o Sistema de Mensageria de Urgência

Os códigos azul, laranja e amarelo são alarmes de emergência em hospitais. A agilidade das equipes salvam vidas.

O Sistema de Mensageria é um sistema de notificação de um time de resposta rápida, compostos de medicos e enfermeiros. Ele permite o alcance de vários profissionais para um mesmo chamado ao mesmo tempo e sem a necessidade de mensagens individuais, fornecendo agilidade e rapidez para fluxos de urgência.
O acionamento se dá através da discagem de um código telefônico e o sistema dispara mensagens para telefones previamente cadastrados (geralmente por turnos de plantão).

Código Azul Web
A página de Administração do Sistema permite observar os status de ramais, dispositivos e grupos para gerenciamento. Permite também a emissão de relatórios de status, chamados.
Grupos divididos em categorias, com fluxo e mensagens customizáveis;
  • Etapas de ação e follow up padrão para cada categoria;
  • Número de etapas do chamado
  • Sem restrição de ramais e receptores cadastrados;
  • Código Multiplataforma compatível com os principais dispositivos do mercado;
  • Redundância;
  • Alta disponibilidade do Sistema e do Banco de Dados;
  • Retransmissão automática.

A importância dos códigos de emergência:​

O que é Código Azul?
O Código Azul é um procedimento de urgência crítica. Ocorre quando um paciente internado sofre uma parada cardiorrespiratória (PCR) e logo um time de plantão composto de médicos e enfermeiras é acionado imediatamente ao local.
O que é Código Laranja?
O Código Laranja é outro procedimento de urgência semelhante ao Código Azul, porém o foco são transeuntes no geral dentro das dependências do hospital, que estejam passando mal ou sofreram quedas, sejam acompanhantes, visitantes ou colaboradores.
O que é Código Amarelo?
O Código Amarelo é semelhante aos anteriores, porém com menos urgência. Tem caráter preventivo. A enfermeira possui experiência em perceber alterações em que a saúde da paciente está se deteriorando (por exemplo, dificuldade de respirar) e com base nessa análise, pode ou não acionar o time de resposta rápida.

Fontes:


em 17 de Janeiro de 2017
Publicado originalmente em 22 de janeiro de 2018 por 

Comentários

Veja mais

Contatos e canais de contratação nos Hospitais

Porque o Higienizador do Centro Cirúrgico é uma das posições mais importantes para que as metas financeiras (EBITDA) sejam alcançadas?

MANUAL DE INDICADORES DE HOTELARIA HOSPITALAR e CADERNO DE PROCESSOS E PRÁTICAS DE HOTELARIA HOSPITALAR

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO GRATUITO DE SEGURANÇA DO PACIENTE E QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE

Manual de Higiene e Limpeza Hospitalar

Vagas disponíveis para trabalhar no Hospital Erastinho - Curitiba

O que é Protocolo de Manchester?

Lavanderia Hoteleira e a durabilidade do enxoval

Vagas - PCD - Prevent Senior SP