Você sabe a diferença entre TISS e TUSS?

Muitos tem dúvidas sobre a TISS e TUSS e por esta razão resolvi escrever essa matéria.


A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) desde 2005 tem instituído um padrão para troca de informação na saúde suplementar, denominada TISS. Somente em 2012 que ela se tornou obrigatória através da resolução RN 305. E é obrigação da operadora de saúde enviar os dados gerados por esta troca para ANS.

Quem quiser conhecer um pouco mais a história, recomendo a leitura deste artigo “Uma análise da implantação do padrão TISS no Brasil”

De forma mais clara é dizer que a TISS compreende além da forma de explicar o seu conteúdo, como transmitir a informação, são todos os formulários necessários para o envio da informação a ANS. A informação (código e termo) que contém nestes formulários da TISS é a TUSS (terminologia unificada da saúde suplementar)

Quando se padroniza algo é necessário que haja um código e uma legenda (termo) para definir o que aquele código representa, tudo isso com objetivo de que os envolvidos tenham a mesma referência. Então a ANS criou tabelas de domínios para dividir estes códigos e termos: exemplo tabela 19 refere-se a OPME, tabela 22 a procedimentos e eventos em saúde, tabela 18 refere-se aos medicamentos etc. 

Como baixar a TUSS no site da ANS?  Acesse: http://www.ans.gov.br
Clique em “prestadores” e depois TISS conforme tela abaixo.


 

Clique em “Padrão TISS – Versão Dezembro/2017”

E vai abrir esta tela abaixo

 

 

 

Para acessar a TUSS basta baixar “componente de representação de conceitos em saúde (terminologia unificada da saúde suplementar) ”.
Na extensão do excel você vai localizar todas as tabelas de domínio que falei, os seus códigos e termos.

Caso não tenha um código TUSS, o prestador deve colocar como código de tabela própria e a operadora quem deverá solicitar a ANS a análise para inclusão deste item. Quem analisa estes códigos é o Comitê de padronização das informações em saúde (COPISS)  que possuem seus representantes nas diversas classes ( ANVISA, AMB, conselhos de classes etc)  Caso queiram saber quem representa acesse: COPISS


Como acessar os formulários da TISS, as legendas para cada campo e condições de preenchimento? É só baixar o “componente de conteúdo e estrutura”

 

Espero ter ajudado a entender melhor sobre a TISS e TUSS. É necessário padronizar a informação dos beneficiários e as formas de envio dos dados entre prestadores de saúde e operadoras e foi por esta razão que a TISS e TUSS existem.

 

Imaginem o tanto de informação que a ANS tem em mãos e o que podem fazer com tudo isso. Por isso, prestem atenção no que estão enviando para ANS, porque isso será extremamente importante para quando todos esses dados forem analisados

 

Prestadores e operadoras é preciso rever suas tabelas hospitalares, se realmente correspondem aquilo que foi feito no paciente. Tenho me deparado com muitas correspondências erradas nas tabelas, um exemplo:  taxa de oxigênio fizeram o DE/PARA para TUSS como taxa de oxigênio no respirador. Então quando o paciente usa uma máscara ou cateter não poderia cobrar esta taxa, porém como não há acordo para outro tipo de taxa o hospital cobra e a operadora aceita. Mas a informação está sendo enviada errada para ANS porque aquele paciente não usou respirador. Vejam a gravidade! Quem trabalha com análise de dados já deve ter imaginado os problemas disso. Por sinal este assunto daria outro artigo ... Vou pensar em escrever para o próximo.



Repost do artigo do Linkedin Publicado em 25 de fevereiro de 2019
Luciane Mandia

Luciane Mandia

Diretora LRMG realidade em auditoria | Empresária e Consultora |Mestre em Informática em Saúde

https://www.linkedin.com/pulse/voc%C3%AA-sabe-diferen%C3%A7a-entre-tiss-e-tuss-luciane-mandia/

artigo também disponível em: 
https://www.lrmg.com.br/single-post/2019/02/24/Voc%C3%AA-sabe-a-diferen%C3%A7a-entre-TISS-e-TUSS

Comentários

Veja mais

Contatos e canais de contratação nos Hospitais

Porque o Higienizador do Centro Cirúrgico é uma das posições mais importantes para que as metas financeiras (EBITDA) sejam alcançadas?

MANUAL DE INDICADORES DE HOTELARIA HOSPITALAR e CADERNO DE PROCESSOS E PRÁTICAS DE HOTELARIA HOSPITALAR

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO GRATUITO DE SEGURANÇA DO PACIENTE E QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE

Manual de Higiene e Limpeza Hospitalar

Vagas disponíveis para trabalhar no Hospital Erastinho - Curitiba

Lavanderia Hoteleira e a durabilidade do enxoval

O que é Protocolo de Manchester?

Vagas - PCD - Prevent Senior SP