10 Previsões de Blockchain para o futuro próximo da saúde.







Miguel A. S. Aguiar Netto


MD,MPH,DHIT,DHA(ScaD), Chief ExecutiveOfficer, Healthcare & Life Sciences... See more

1 - Blockchain se tornará parte essencial da gestão do consentimento no cuidado de saúde.

Atualmente o consentimento é, predominantemente, armazenado em registros eletrônicos de saúde de prestadores individuais, departamentos de registros médicos hospitalares e em pilhas de papel. O consentimento é coletado para cada procedimento ou visita. O consentimento é local para cada prestador, não em nível de paciente para todos os locais de atendimento durante toda a vida do paciente. Muitas startups estão trabalhando em uma revisão radical do processo de consentimento - armazenando o consentimento do paciente para preferências de troca de dados/privacidade e tratamentos no blockchain, de forma que todos os interessados possam acessar os consentimentos de um lugar, respeitando os desejos do paciente. Esta abordagem irá reduzir a carga administrativa e melhorar a experiência de atendimento ao paciente.


2 - Micro pagamentos migrarão cada vez mais para o blockchain

O mundo de compras baseadas em valor, os provedores de saúde são reembolsados pelo bem-estar e não pela quantidade de cuidados que prestam. Muitas startups estão trabalhando em aplicativos de bem-estar que fornecem incentivos para "fazer a coisa certa". Uma interface de pagamento universal fácil de usar para fornecer micro pagamentos aos pacientes quando atingem metas/resultados aceleraria a inovação. Da mesma forma, o rastreamento de co-pagamentos e a ladainha da participação dos funcionários nas despesas médicas poderiam ser simplificados com uma interface de pagamento universal baseada em blockchain.


3- Ativos não monetários, incluindo resultados de assistência médica, serão compartilhados via tokens.

Embora o blockchain tenha raízes na criptomoeda, um token pode realmente representar qualquer coisa - imóveis, um objeto físico ou até mesmo um resultado. Os tokens facilitam o gerenciamento de resultados ou resultados em saúde. Uma nova startup, a Proof of Impact, começou a medir os resultados dos pacientes e oferecer às organizações não-governamentais a oportunidade de "comprar" os resultados. Por exemplo, pode haver um mercado para pacientes tratados com sucesso para uma doença. Em vez de apenas fornecer subsídios, as fundações poderiam pagar por resultados documentados no blockchain.


4- Provedores serão credenciados em cadeia.

Manter os redes dos provedores de saúde atualizados, pelos planos de saúde, é uma questão crítica e complexa que as organizações enfrentam em todo o sistema de saúde. O primeiro projeto da Synaptic Health Alliance visa simplificar esse processo, colocando as informações demográficas do provedor em uma blockchain autorizada para os membros da Aliança acessarem e manterem.


5 - Melhorias na infraestrutura de blockchain reduzirão os requisitos de eletricidade e aumentarão a velocidade/escalabilidade.

As abordagens de "proof-of-work" consomem a produção elétrica anual da Irlanda. Construir confiança através de outros meios preservará a confiança, mas reduzirá radicalmente a computação. Da mesma forma, as velocidades transacionais aumentarão e bloquearão como um serviço que aprimora a facilidade de uso (ocultando a complexidade do blockchain por trás de um conjunto de funções hospedadas na nuvem, com o simples uso de interfaces de programação de aplicativos).


6 - A integridade da cadeia de fornecimento será rastreada na cadeia.

Recentemente eu estava viajando com alguns médicos que compravam medicamentos em uma farmácia local para tratar doenças respiratórias. Não havia como rastrear a validade dos números de lote nem a pureza dos compostos. Uma abordagem de blockchain para a cadeia de suprimentos farmacêutica garantiria a integridade dos produtos.


7- A educação das partes interessadas irá refinar os casos de uso de blockchain e acelerar a adoção.

Eu faço entrevistas com alguma publicação para explicar o que o blockchain não faz (ou seja, não é um banco de dados de alto desempenho, uma ferramenta analítica ou a solução para gerenciar a identidade da pessoa). Não temos ideia de quem realmente envia as transações para o blockchain. Há muitas razões para usar o blockchain conforme descrito acima - consentimento, credenciamento, garantias de integridade de dados, gerenciamento da cadeia de suprimentos e micropagamentos. À medida que mais interessados forem educados sobre os prós e contras do blockchain, os casos de uso de alto valor serão implementados mais amplamente.


8 - Oportunidades de monetização de dados, incluindo o genoma, serão aprimoradas por blockchain.

Muitas startups reconhecem que os dados são o novo "petroleo". Ou, para aqueles que se lembram de assistir ao The Graduate, em 1967, Dustin Hoffman teria sido aconselhado a monetizar dados em vez de plásticos. No entanto, a revenda de dados sem divulgação e consentimento completo se mostrou problemática - basta olhar para os desafios do Facebook.
E se um mercado de dados habilite que as pessoas, que desejem contribuir com dados, - para algum bem público, como ensaios clínicos / pesquisa clínica / saúde da população - sejam pagas cada vez que seus dados forem usados? Os pacientes poderiam participar desse mercado com os olhos bem abertos e participar dos ganhos obtidos com seus dados usados anonimamente. A Nebula Genomics, por exemplo, está explorando essa ideia para acumular dados genômicos para o desenvolvimento de ferramentas de medicina de precisão.


9 - A integridade dos registros médicos será um caso de uso essencial para o blockchain.

Afirmações de negligência acontecem. Os resultados de saúde nem sempre são bons e, inevitavelmente, alguém é culpado. Se uma tecnologia de blockchain fosse usada para garantir a integridade do prontuário, a carga sobre provedores, departamentos de TI e advogados seria reduzida. Os registros em si não seriam armazenados em cadeia, apenas um hash (uma transformação matemática unidirecional que é única para cada documento). Se um registro é produzido hoje e seu hash coincide com o hash armazenado no blockchain quando o registro foi criado, todas as partes interessadas podem ter certeza de que o registro nunca foi alterado.


10 - Os casos de uso blockchain existente em startups de assistência médica será adquirido e veremos uma consolidação substancial do blockchain nas ofertas de assistência médica.

Finalmente, no meu trabalho como especialista em blockchain, eu aconselho muitas startups e ouço, em média, 50 apresentações para todas que escolhi para aconselhar. O mercado de empresas que oferecem blockchain é grande e repleto de mais apresentações em PowerPoint do que produtos. Muitas dessas startups desaparecerão por falta de modelo de negócios e, as startups promissoras serão adquiridas e consolidadas.

artigo orginal: https://www.linkedin.com/pulse/10-previs%C3%B5es-de-blockchain-para-o-futuro-pr%C3%B3ximo-da-sa%C3%BAde-netto/

Autor:
https://www.linkedin.com/in/miguelanettomd/

Comentários

Veja mais

Contatos e canais de contratação nos Hospitais

Porque o Higienizador do Centro Cirúrgico é uma das posições mais importantes para que as metas financeiras (EBITDA) sejam alcançadas?

MANUAL DE INDICADORES DE HOTELARIA HOSPITALAR e CADERNO DE PROCESSOS E PRÁTICAS DE HOTELARIA HOSPITALAR

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO GRATUITO DE SEGURANÇA DO PACIENTE E QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE

Manual de Higiene e Limpeza Hospitalar

Vagas disponíveis para trabalhar no Hospital Erastinho - Curitiba

O que é Protocolo de Manchester?

Lavanderia Hoteleira e a durabilidade do enxoval

Vagas - PCD - Prevent Senior SP