A importância da Inovação e da Tecnologia para Sustentabilidade e Valor na Saúde



  • Republicação de Artigo publicado em 27 de março de 2019 no Linkedin de:


Val Sátiro


Health Business / Healthcare

As inovações e tecnologias podem salvar vidas, melhorar e contribuir para a saúde sustentável. Por meio de dispositivos e diagnósticos inovadores, o setor oferece valor aos pacientes, aos profissionais e aos sistemas de assistência médica e à sociedade. As empresas de tecnologia nos cuidados e negócios na saúde, além da área médica também são impulsionadoras do crescimento econômico e da criação de empregos.

As inovações e tecnologias permitem o diagnóstico precoce e precisos, como prevenção, facilitando a intervenção oportuna e melhorando os resultados dos tratamentos. Produtos inovadores podem substituir, reparar e sustentar funções corporais, enquanto a telemedicina e os dispositivos conectados permitem o monitoramento remoto das condições do paciente. Ao acelerar a recuperação e manter as pessoas saudáveis, as modernas tecnologias na área médica, por exemplo, apoiam as pessoas que vivem vidas plenas e ativas.

Entre as necessidades mais críticas enfrentadas atualmente pelas organizações provedoras de saúde estão encontrar mecanismos para viabilizar a saúde baseada em valor e personalizar cada vez mais a experiência e satisfação do paciente.

Historicamente, o setor de saúde tem demorado em relação a outros mercados, a adotar novas tecnologias, especialmente aquelas digitais que transformam a operação. Por exemplo, foi somente nos últimos anos que hospitais e consultórios médicos começaram a abandonar o antigo armazenamento em papel para registros eletrônicos de saúde (EHRs).

Apoio aos PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Informações diagnósticas oportunas e precisas capacitam os médicos e profissionais de saúde a tomar decisões clínicas que otimizam os resultados dos pacientes. Ao reduzir os tempos de recuperação do paciente e as taxas de complicações cirúrgicas, os setores de inovação e tecnologia ajudam a aliviar a pressão sobre os profissionais da saúde e médicos, reduzindo a demanda, além de os liberar para que se concentrem nas tarefas em que agregam mais valor, as empresas e iniciativas focam, apoiam e disseminam a sua satisfação no seu local de trabalho.

Melhorias nos SISTEMAS DE SAÚDE E SOCIEDADE

Ajudar os cidadãos a permanecer social e economicamente ativos, e prevenir complicações graves de doenças crônicas, as tecnologias médicas, os setores de tratamentos e promoção da saúde, poderão agregar valor aos sistemas de saúde e à sociedade. Inovações de tecnologia na medicina, para uma melhor qualidade de vida e bem-estar, ajudam a fornecer eficiência e melhorar a sustentabilidade dos cuidados de saúde. Negócios do setor, estão facilitando os avanços na assistência médica, trazendo os mais recentes benefícios do Big Data, aprendizados e experiências para clínicas de todos os tamanhos.

Conscientização e Engajamento

Apoiar e disseminar de forma dinâmica, o atendimento das necessidades dos pacientes e dos sistemas de saúde, a tratarem a saúde e não a doença, para conseguir isso, é necessário a concentração e engajamento com as partes interessadas da área de saúde em questões fundamentais, desde regulamentações e acesso ao mercado até a saúde digital.

Reunir especialistas de empresas, para impulsionar os principais domínios de assistência médica, ajudar a abordar os problemas enfrentados por esses setores e a moldar seu futuro, como grupos dedicados à saúde cardiovascular, oftalmologia, diabetes, ortopedia, ginecologia, bem-estar e demais, por uso de plataformas de diálogos e por tecnologias às áreas médicas e da saúde.

Para isso, necessitamos ter mais integrações por iniciativas que disponibilizem, tecnologia e atendimentos médicos inovadores para mais pessoas, ao mesmo tempo em que ajudaria os atuais sistemas de saúde a avançar para um caminho mais sustentável.

Algumas sugestões de ações:

·        Disseminação das indústrias de tecnologia médica, para destacar o valor e a contribuição das tecnologias, serviços e soluções médicas para pacientes, sistemas de saúde e sociedade;

·        Contribuição ativa para as políticas e legislações relacionadas com a saúde do país;

·        Facilidades do acesso a tecnologias médicas para pessoas, pacientes, profissionais de saúde, operadores de saúde e sistemas de saúde

·        Parceiros de confiança para os decisores políticos e outras partes interessadas no país

·        Promoção dos mais altos padrões éticos no setor de inovação e tecnologia na saúde e para todas as atividades relacionadas a treinamentos, educação médica e relacionamento profissional aos profissionais de saúde.

As abordagens incluem alguns quebras de paradigmas, e somente através de uma mudança de cultura setorial que habilitem a adoção de tecnologia e estabeleçam a inovação como parte estratégica, terão êxito – não no futuro distante- mas em um curto espaço de tempo, agregando valor ao setor.

Val Sátiro - Fundadora Interação Saúde da Mulher e Head Expansão e Negócios da Sucesso Médico.

Artigo original: https://www.linkedin.com/pulse/import%C3%A2ncia-da-inova%C3%A7%C3%A3o-e-tecnologia-para-valor-na-sa%C3%BAde-val-s%C3%A1tiro/

Comentários

Veja mais

Contatos e canais de contratação nos Hospitais

Porque o Higienizador do Centro Cirúrgico é uma das posições mais importantes para que as metas financeiras (EBITDA) sejam alcançadas?

MANUAL DE INDICADORES DE HOTELARIA HOSPITALAR e CADERNO DE PROCESSOS E PRÁTICAS DE HOTELARIA HOSPITALAR

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO GRATUITO DE SEGURANÇA DO PACIENTE E QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE

Manual de Higiene e Limpeza Hospitalar

Vagas disponíveis para trabalhar no Hospital Erastinho - Curitiba

O que é Protocolo de Manchester?

Lavanderia Hoteleira e a durabilidade do enxoval

Vagas - PCD - Prevent Senior SP