Enfermeira brasileira ganha prêmio internacional por humanização do parto

A enfermeira brasileira Heloisa Ferreira Lessa recebeu o Prêmio Campeão por seus trabalhos relacionados à saúde da mulher durante o parto e à humanização da maternidade. O reconhecimento foi concedido pela entidade Human Rights in Childbirth (Direitos Humanos no Nascimento) aos profissionais de saúde comprometidos com o bem-estar da parturiente e na garantia da assistência médica de qualidade à mãe e ao bebê. A profissional foi homenageada na categoria Parteiro (a).
A premiação foi anunciada em 8 de março, na ocasião do Dia Internacional da Mulher. O objetivo do Prêmio Campeão é celebrar indivíduos que levam adiante as pautas e lutam em prol do nascimento humanitário, mesmo em condições extremas, e que, durante o processo, sofreram bullying, sanções profissionais, perseguições legais, criminalização e até violência física.
Esta é a primeira vez que o prêmio é concedido. Os ganhadores são escolhidos pela comunidade e colegas, a participação é realizada por meio de formulário cujo prazo é até o dia 15 de fevereiro. O intuito é que os ganhadores sejam anunciados todos os anos no Dia Internacional da Mulher.
Até o momento, o evento conta com cinco categorias:
  • Parteiro (a)
  • Médico (a)
  • Enfermeiro (a)
  • Advogados (as)
  • Ativista (a categoria inclui educadores, voluntários, doulas, administradores, educadores, mães e qualquer pessoas que advogue em prol da saúde).
Em seu perfil do Facebook, a enfermeira anunciou a novidade e disse estar honrada com a homenagem. “Hoje 8 de março dia da luta das mulheres recebo a notícia que fui a primeira agraciada com o Prêmio Campeão na categoria Parteira. Esse prêmio foi criado pela A Human Rights in Childbirth é uma organização criada por voluntários e experts de todo o mundo e advoga pelo direito das mulheres nas questões da maternidade.  Muita gente se mobilizou e me indicou para o Prêmio. Essa é uma vitoria nossa, de todos! Um sopro forte de esperança, que me encheu de coragem e confiança.”, publicou Heloisa Lessa.
Heloisa Ferreira Lessa é doutora com formação na Escola de Enfermagem Anna Neri/UFRJ, Coordenadora de equipe multidiscliplinar Parto Ecológico, que dá assistência às mulheres durante a gravidez, no parto e pós-parto. Lessa é coordenadora da Rede pela Humanização do Parto e Nascimento (ReHuNa) e consultora no Brasil da Magazine Midwifery Today.
Fontes:

Comentários

Veja mais

Contatos e canais de contratação nos Hospitais

Porque o Higienizador do Centro Cirúrgico é uma das posições mais importantes para que as metas financeiras (EBITDA) sejam alcançadas?

MANUAL DE INDICADORES DE HOTELARIA HOSPITALAR e CADERNO DE PROCESSOS E PRÁTICAS DE HOTELARIA HOSPITALAR

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO GRATUITO DE SEGURANÇA DO PACIENTE E QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE

Manual de Higiene e Limpeza Hospitalar

Vagas disponíveis para trabalhar no Hospital Erastinho - Curitiba

Lavanderia Hoteleira e a durabilidade do enxoval

O que é Protocolo de Manchester?

Vagas - PCD - Prevent Senior SP