A Saúde baseada em valor e o papel da TI

Repost de Artigo Publicado no Linkedin (links e créditos no fim deste post)

Atualmente o modelo de negócios de serviços de saúde é baseado em um modelo de pagamento baseado em serviços, isto é os provedores são pagos pelos procedimentos que realizam. Desta forma os provedores buscam pedir cada vez mais mais exames e procedimentos, assim são recompensados diretamente pelo volume gerado pelo atendimento. Este modelo de negócio não leva em consideração a experiência do paciente.

Quando em 2006 Michael Porter publicou o livro Repensando a Saúde: Estratégias para Melhorar a Qualidade e Reduzir os Custos, o setor de saúde começou uma movimentação de mudança do modelo baseado em serviços para o modelo baseado em valor.

Segundo Porter, a saúde baseada em valor requer a reestruturação dos sistemas de saúde com objetivo de ampliar o valor para os pacientes, conter a escala de custos e oferecer mais conveniência e serviços aos clientes. Poter ainda descreve que a transformação do cuidado toma com base em seis pilares:

  • Organizar os processos em práticas integradas;
  • Medir e controlar resultados e custos para cada paciente;
  • Ajustar os pagamentos de acordo com os ciclos de cuidado;
  • Integrar os cuidados entre os serviços de saúde;
  • Expandir o acesso a serviços de excelência;
  • Implementar uma plataforma de TI que atue como facilitadora em todo o processo.

Portanto, neste novo modelo o valor é definido como o resultado para o paciente, envolvendo a qualidade do serviço e sua experiência, dividido pelo custo envolvido no tratamento.

Como o valor é definido como resultados sobre custos, ele engloba diretamente a eficiência do atendimento. No caso, o modelo baseado em valor está evitando o caminho fácil de simplesmente reduzir custos ou realizar sub-tratamentos.

Neste novo modelo leva-se em conta a qualidade e não mais a quantidade, como no modelo baseado em serviços.

Poter coloca a TI no centro de todo o processo como sendo o grande facilitador para que a equação funcione. O cuidado baseado em valor é impulsionado por dados, pois os provedores precisam reportar aos pagadores métricas específicas e demonstrar melhorias, tanto em termos clínicos, quanto em experiência do usuário.

Infelizmente as instituições atualmente não coletam informações suficientes para gerar dados de qualidade e consequentemente não conseguem mensurar o valor. É preciso investir em infraestrutura, sistemas e revisão dos processos, a TI passa a ser um parceiro estratégico.

A transição do modelo de serviço para o modelo de valor entra em um dos maiores desafios nos sistemas de saúde. Este é um caminho sem volta e grandes players já começaram a se movimentar desenvolvendo projetos baseados em valor. Estima-se que a adoção de cuidados baseados em valor responda por cerca de 59% dos pagamentos de cuidados de saúde até 2020.

A TI deve assumir o papel de protagonista neste novo conceito que deve irá revolucionar o sistema de saúde.

Link do post original: https://www.linkedin.com/pulse/sa%C3%BAde-baseada-em-valor-e-o-papel-da-ti-sidney-muniz/

Sidney Muniz

Sidney Muniz

Project Manager | IT Manager | HealthcareProjects | Gerente de Projetos | Ge... See more

Comentários

Veja mais

Contatos e canais de contratação nos Hospitais

Porque o Higienizador do Centro Cirúrgico é uma das posições mais importantes para que as metas financeiras (EBITDA) sejam alcançadas?

MANUAL DE INDICADORES DE HOTELARIA HOSPITALAR e CADERNO DE PROCESSOS E PRÁTICAS DE HOTELARIA HOSPITALAR

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO GRATUITO DE SEGURANÇA DO PACIENTE E QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE

Manual de Higiene e Limpeza Hospitalar

Vagas disponíveis para trabalhar no Hospital Erastinho - Curitiba

O que é Protocolo de Manchester?

Lavanderia Hoteleira e a durabilidade do enxoval

Vagas - PCD - Prevent Senior SP