Investimento em hotelaria hospitalar gera bem-estar a pacientes


"Os hospitais devem ser lembrados como geradores de saúde e bem-estar, desassociando a ideia de doença e morte. Para isso, a hotelaria tem contribuído, por meio dos diversos serviços, proporcionando o bem-estar do paciente, auxiliando assim em sua recuperação"

Com a adoção de serviços de hotelaria, hospitais tornam-se ambientes mais confortáveis. Além de auxiliar nos tratamentos de pacientes, destaca as instituições frente à concorrência

29/04/2019 08:05:43
(Foto: Divulgação) Investir em serviços de hotelaria nos hospitais proporciona benefícios aos pacientes e auxilia na recuperação
(Foto: Divulgação) Investir em serviços de hotelaria nos hospitais proporciona benefícios aos pacientes e auxilia na recuperação
Vistos por muito tempo como ambiente impessoal e frio, os hospitais passaram a adotar serviços do setor hoteleiro para tornar seus espaços mais humanizados e confortáveis, proporcionando mais bem-estar a pacientes e acompanhantes. Entre os serviços que podem ser incorporados às unidades hospitalares estão: acompanhamento nutricional individualizado, higienização, paisagismo, lavanderia, segurança e gerenciamento de resíduos sólidos.
"Os hospitais devem ser lembrados como geradores de saúde e bem-estar, desassociando a ideia de doença e morte. Para isso, a hotelaria tem contribuído, por meio dos diversos serviços, proporcionando o bem-estar do paciente, auxiliando assim em sua recuperação",explica Enemir Lucas, Diretora de Operações do Hospital São Camilo Fortaleza. 
O bem-estar é proporcionado para o paciente quando ele se sente satisfeito e acolhido, de acordo com a diretora.
Assim como consumidores de diferentes segmentos do mercado, clientes dos hospitais estão cada vez mais exigentes e atentos a seus direitos e deveres. Por isso, a diretora de operações afirma que muitos empreendimentos da área estão melhorando o serviço de hotelaria. Para tanto, cita o investimento em aspectos mobiliários — como camas elétricas de qualidade, facilitando a acomodação do paciente —, artigos tecnológicos — como TV a cabo e Wi-Fi — e ambientação dos quartos.
Enemir Lucas, Diretora de Operações do Hospital São Camilo Fortaleza
Enemir Lucas, Diretora de Operações do Hospital São Camilo Fortaleza (Foto: Divulgação)

A acessibilidade é um ponto em que ela percebe a necessidade de melhorias e que provoca experiência negativa para os clientes quando, por exemplo, faltam rampas ou portas mais largas para pessoas em cadeira de rodas. "No entanto, devemos estar cientes que nem sempre a ciência e a tecnologia serão suficientes para atender aos anseios dos pacientes. O atendimento humanizado, a escuta, o olhar atento às suas necessidades farão uma grande diferença em sua estadia", pondera.
O investimento em hotelaria hospitalar muda a forma de gestão, tornando o olhar do gestor mais "agregador", segundo explica Enemir. "Pois [o gestor] enxerga o paciente e o acompanhante como clientes e não como pacientes passivos, que não têm escolhas nem desejos e preferências. Passamos a enxergar a internação como um ato de hospedar e acolher." Além disso, a diretora destaca a importância de envolver os pacientes no tratamento, fazendo com que eles sintam-se parte do processo e respeitando suas opiniões. "Isso também é humanização", destaca.
Apesar de o foco da hotelaria hospitalar ser o tratamento e a assistência aos clientes, o hospital que adota esses serviços também se destaca frente à concorrência. "Entendemos que o cliente satisfeito é uma excelente referência no mercado e isso provoca sua fidelização", afirma Enemir Lucas.
Hospital São Camilo
No Hospital São Camilo, o setor de hotelaria foi criado em 2010 e conta com 280 colaboradores, divididos entre serviços de nutrição e dietética, higienização, serviço de processamento de roupas, manutenção predial e jardinagem. "O Hospital São Camilo foi planejado de forma inteligente e a modernidade de sua estrutura é um dos seus diferenciais. Todos os serviços, sejam eles assistenciais ou de apoio, são direcionados com foco em cuidar das pessoas com qualidade e humanização", pontua.

Mateŕia original: 

Comentários

Veja mais

Contatos e canais de contratação nos Hospitais

Porque o Higienizador do Centro Cirúrgico é uma das posições mais importantes para que as metas financeiras (EBITDA) sejam alcançadas?

MANUAL DE INDICADORES DE HOTELARIA HOSPITALAR e CADERNO DE PROCESSOS E PRÁTICAS DE HOTELARIA HOSPITALAR

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO GRATUITO DE SEGURANÇA DO PACIENTE E QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE

Manual de Higiene e Limpeza Hospitalar

Vagas disponíveis para trabalhar no Hospital Erastinho - Curitiba

O que é Protocolo de Manchester?

Lavanderia Hoteleira e a durabilidade do enxoval

Vagas - PCD - Prevent Senior SP