Nursing Now vai sacudir a Enfermagem brasileira Programa chega ao país para fortalecer e dar voz aos profissionais

Mesa de abertura na cerimônia de lançamento da Nursing Now


O lançamento da campanha Nursing Now Brasil foi um momento muito especial vivenciado por profissionais e lideranças da Enfermagem na tarde desta última quarta-feira (24). O auditório da Fiocruz, em Brasília, ficou repleto de representantes da área, políticos e autoridades, nacionais e internacionais.

A maior categoria de profissionais da saúde se uniu pelo mesmo propósito no lançamento do programa global que já está em 80 países, e tem por objetivos reconhecer o protagonismo e a excelência da Enfermagem, valorizar e dar destaque ao trabalho destes profissionais.

O presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri, alertou os deputados presentes sobre os pontos negativos que a Reforma da Previdência provocará aos profissionais da Enfermagem, entre outros. “A Enfermagem é composta por 85% de mulheres. A proposta da reforma previdenciária obrigará contribuição de 40 anos e trabalhar até 60 anos em ambientes insalubres, em um trabalho desgastante, penoso e, muitas vezes, em plantões de 12 e até 24 horas todos os dias. Nossa categoria merece uma aposentadoria especial”, declarou Manoel Neri.


Manoel destacou que todos os profissionais estampados na campanha são profissionais de Enfermagem

Segundo Neri a Enfermagem precisa resgatar a sua autoestima, hoje registramos vários casos graves de depressão e suicídio. “O Nursing Now vem para dar uma sacudida na Enfermagem brasileira. E começamos bem com o lançamento nacional. Estão aqui representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal”, frisou Neri.

O Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, iniciou seu discurso afirmando que a “A Enfermagem é o pulmão da Atenção Básica”. Para o ministro, já passou da hora do setor saúde se valorizar. “Quem carrega esse piano são os profissionais da enfermagem. E a atenção primária ou básica é a mais complexa sendo campo fértil da Enfermagem para documentar a sua intervenção no processo de saúde e adoecimento. Essa é uma campanha que dá aos profissionais total condição de chamar não somente os gestores, os políticos, mas toda a sociedade para participar ativamente dos cuidados que a saúde precisa ter”, finalizou.

A professora Isabel Mendes, coordenadora do Nursing Now no Brasil, conclamou a Enfermagem à iniciar a ação de valorização. “A postura de autovalorização é o item crucial da agenda da Enfermagem brasileira. É um movimento que precisa ser internalizado por cada um de nós, e externalizado, mostrando como contribuímos para os sistemas de saúde, público e privado”. “A valorização é o ponto vital da campanha, sem o qual os esforços não terão o devido reconhecimento”. Ao final da solenidade, Isabel fez a leitura da Carta de Brasília – Valorização da Enfermagem.

O Cofen e o Centro Colaborador da OPAS/OMS para o desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, vinculado à Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP, foram os responsáveis da campanha no Brasil.

Representantes da área, nacionais e internacionais, participaram do evento

Parlamentares presentes – Os deputados federais Antônio Carlos Nicoletti (RR), Léo Moraes (RO), a enfermeira Carmen Zanotto (SC) e o deputado distrital Jorge Viana, também estiveram na mesa de abertura da solenidade e firmaram compromisso para garantir à Enfermagem conquistas importantes, como jornada de trabalho de 30 horas semanais e piso salarial.

O evento contou também com a participação dos Conselheiros do Cofen, presidentes dos Conselhos Regionais, enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e funcionários do Sistema Cofen/Conselhos Regionais que são parte essencial para o êxito do Nursing Now Brasil.

Fonte:
http://www.cofen.gov.br/nursing-now-vai-sacudir-a-enfermagem-brasileira_70404.html?fbclid=IwAR1KaHyL20cNgliovP4orJGj_uYOUJ6rGPPcvX3tZV3n8n_CXXrxYV_T0i0

Comentários

Veja mais

Contatos e canais de contratação nos Hospitais

Porque o Higienizador do Centro Cirúrgico é uma das posições mais importantes para que as metas financeiras (EBITDA) sejam alcançadas?

MANUAL DE INDICADORES DE HOTELARIA HOSPITALAR e CADERNO DE PROCESSOS E PRÁTICAS DE HOTELARIA HOSPITALAR

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO GRATUITO DE SEGURANÇA DO PACIENTE E QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE

Manual de Higiene e Limpeza Hospitalar

Vagas disponíveis para trabalhar no Hospital Erastinho - Curitiba

O que é Protocolo de Manchester?

Lavanderia Hoteleira e a durabilidade do enxoval

Vagas - PCD - Prevent Senior SP