Hotelaria Hospitalar: Entenda o conceito e os benefícios


Hotelaria hospitalar é a junção de diversos serviços com o objetivo de satisfazer todas as necessidade dos pacientes e seus acompanhantes dentro das instituições.

Até pouco tempo a hotelaria hospitalar era um conceito que não existia dentro dos hospitais do Brasil. Porém, essa já é uma tendência no País por se tratar de um diferencial competitivo importante em relação ao atendimento de pacientes e seus acompanhantes.

Por ser um assunto relativamente novo para as instituições de saúde brasileiras, é comum que ainda surjam dúvidas sobre o que realmente significa o modelo, sua importância e como aplicar. Esse é o seu caso? Então acompanhe o nosso post, pois é justamente sobre isso que vamos falar!

O que é hotelaria hospitalar
A hotelaria hospitalar nada mais é do que a junção de uma gama de serviços com o objetivo de promover a satisfação de todas as necessidades do paciente, as quais envolvem o seu
bem-estar, segurança, privacidade e respeito a valores.

Entre os serviços que podem ser disponibilizados estão:


  • acompanhamento nutricional;
  • lavanderia;
  • camareira;
  • limpeza e higienização;
  • lanchonetes e restaurantes;
  • áreas de lazer;
  • gerenciamento de resíduos;
  • segurança privada;
  • central telefônica;
  • paisagismo.

Todas essas facilidades e os serviços essenciais, como limpeza e segurança, configuram uma série de diferenciais competitivos para os hospitais, os quais, como sabemos, precisam se destacar para serem a escolha de pacientes cada vez mais exigentes.

Importância de investir no modelo
Muito tem se falado sobre humanização no atendimento. Além de focar nesse aspecto, tão importante para a fidelização de pacientes, a hotelaria hospitalar alcança todas as condições necessárias para oferecer uma assistência à saúde com todas as condições de conforto, qualidade e valorização do paciente.

Ou seja, traz diferenciais em relação aos ambientes hospitalares “frios” e que não demonstram preocupação em atender bem sob diversos aspectos. Consequentemente, a reputação da instituição se torna mais positiva e os resultados só tendem a melhorar.

Como implantar a hotelaria hospitalar
Como você viu, há uma série de serviços que podem ser disponibilizados por meio da hotelaria hospitalar. Porém, eles não precisam, e nem devem, ser implantados em conjunto.

Como requerem muitos mais do que simples alterações estruturais, mas toda uma modificação nas práticas organizacionais, além de treinamentos e capacitações, o ideal é que as mudanças sejam feitas gradativamente.

Para isso, os gestores devem levar em consideração os custos de cada implantação, fatores que estão envolvidos em cada serviço oferecido, número de colaboradores que deverão ser contratados, entre outros detalhes importantes.

Depois de realizar análises aprofundadas é o momento de ponderar sobre a contratação de empresas terceirizadas, as quais podem ser responsáveis pela gestão dos diferentes serviços ofertados pela hotelaria hospitalar.

Benefícios da hotelaria hospitalar
Os benefícios são muitos pois a organização otimiza o tempo e consegue focar em seu escopo principal, que é melhorar a saúde dos pacientes por meio do atendimento de seus profissionais e, além disso, reduz custos com encargos trabalhistas.

A hotelaria hospitalar vai de encontro a uma realidade em que os hospitais não desejam mais ser relacionados com doenças ou morte, mas sim como um promotores de saúde e
bem-estar. Instituições de saúde que não estiverem atentas a esse novo cenário podem acabar ficando para trás.


RePost de artigo publicado em 13 de março de 2019 no Blog https://empresasecooperativas.com.br/

Comentários

Veja mais

Contatos e canais de contratação nos Hospitais

Porque o Higienizador do Centro Cirúrgico é uma das posições mais importantes para que as metas financeiras (EBITDA) sejam alcançadas?

MANUAL DE INDICADORES DE HOTELARIA HOSPITALAR e CADERNO DE PROCESSOS E PRÁTICAS DE HOTELARIA HOSPITALAR

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO GRATUITO DE SEGURANÇA DO PACIENTE E QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE

Manual de Higiene e Limpeza Hospitalar

Vagas disponíveis para trabalhar no Hospital Erastinho - Curitiba

O que é Protocolo de Manchester?

Lavanderia Hoteleira e a durabilidade do enxoval

Vagas - PCD - Prevent Senior SP