Importância das certificações na área hospitalar
Importância das certificações na área hospitalar
Qualidade é geralmente considerada um conceito subjetivo que não poderia ser definida concretamente, mensurada, ou avaliada.
Mas, no mundo dos negócios, e no ramo hospitalar principalmente, qualidade é considerada um valor. Já a busca por qualidade é considerada um processo. Com múltiplas tarefas, dinâmico e contínuo. Ele necessita de indicadores , medidas e de parâmetros que permitam mensurar os resultados e ajustar as áreas que necessitem de atenção.
Instituições que comprovam estar melhorando sua qualidade de atendimento, processos e tecnologia tem os melhores desempenhos do mercado, e trazem mais resultados para seus investidores.
As ferramentas de avaliação dos níveis de qualidade são as Certificações e as Acreditações.
Elas nada mais são do que conjuntos de regulamentações e regras oficiais definidos que garantem que aquela instituição atende aos mais altos padrões de qualidade e segurança nos serviços e processos.
Para isso, existem ferramentas de avaliação que vão garantir que uma instituição está no caminho certo na busca pela qualidade.
Acreditação: reconhecimento formal (por uma autoridade acreditada) acerca da competência de um hospital para desenvolver tarefas específicas, de acordo com critério pré-definidos. São, em geral, fruto de um intenso envolvimento da comunidade científica, técnica ou clínica,que busca definir as melhores práticas na gestão da qualidade e na segurança do paciente. Na Acreditação o escopo é definido pela Norma de Acreditação. As acreditações possuem caráter mais técnico e menos procedimental do que as certificações. São feitas por profissionais que conhecem a área médica em profundidade.
Algumas das principais acreditações na área de saúde são:
- ONA – Organização Nacional de Acreditação
- Accreditation Canada
- NIAHO – Acreditação Nacional Integrada para Organizações de Saúde
- HIMSS – HealthcareInformation and Management Systems Society
- Joint Commission International
Certificação: procedimento por meio do qual um organismo imparcial de notório reconhecimento público atesta por escrito que os produtos, processos ou sistemas de qualidade de uma instituição estão de acordo com requisitos especificados (Exemplo: normas de certificação ISO). É a empresa que define o escopo do que será mensurado (ou seja, se serão todos os processos da empresa submetidos à valoração ou apenas parte deles).
A Voice lançará um programa de certificação de empresas nos processos que envolvam suas soluções. Haverá Certificação para cada solução. A primeira Certificação será para Gerenciamento de leitos e Checklist.
Comentários
Postar um comentário