Cuidar dos Pacientes e administrar o consultório

Artigo de Mario Oscar Steffen

A vida dos profissionais de saúde é bastante atarefada. Em muitos casos, são tantos pacientes para atender que sobra pouco tempo para administrar o consultório. Esta é uma realidade na medicina, odontologia, fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição e em várias outras profissões ligadas à saúde. Esse quadro é mais comum em profissionais que trabalham sozinhos, ou em pequenas clínicas.

Isso ocorre porque são as poucas pessoas que trabalham ali estão totalmente envolvidas com o trato com os Pacientes. Eles não estão errados, pois atender os Pacientes é o motivo pelo qual estudaram tanto tempo e se mantêm sempre atualizados sobre novas técnicas em suas áreas. O problema é que, em muitos casos, os profissionais não se dão conta de que a sua atividade profissional é um negócio e, como tal, também requer cuidados e atenção.

Esse problema poderia ser minimizado se as faculdades o abordassem com maior profundidade, apresentando a seus alunos conceitos de administração, marketing, contabilidade, informática, direito, gestão de pessoal, controle de estoques (importantíssimo na odontologia, por exemplo) e como montar um plano de negócios. Poucas instituições no Brasil oferecem disciplinas de empreendedorismo e, em sua maioria, são disciplinas não obrigatórias.

Publicarei alguns artigos baseados nos mais de quinze anos de experiência com profissionais da saúde. O objetivo é apresentar técnicas básicas de administração do consultório e retenção e aumento de pacientes. Usando estas técnicas, os profissionais estarão dando um passo para ter na mão dados e informações que permitam tomar decisões pensando no consultório como um negócio.



Mario Oscar Steffen

Mario Oscar Steffen

Owner, Palma Sistemas
1 artigo 

Comentários

Veja mais

Contatos e canais de contratação nos Hospitais

Porque o Higienizador do Centro Cirúrgico é uma das posições mais importantes para que as metas financeiras (EBITDA) sejam alcançadas?

MANUAL DE INDICADORES DE HOTELARIA HOSPITALAR e CADERNO DE PROCESSOS E PRÁTICAS DE HOTELARIA HOSPITALAR

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO GRATUITO DE SEGURANÇA DO PACIENTE E QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE

Manual de Higiene e Limpeza Hospitalar

Vagas disponíveis para trabalhar no Hospital Erastinho - Curitiba

O que é Protocolo de Manchester?

Lavanderia Hoteleira e a durabilidade do enxoval

Vagas - PCD - Prevent Senior SP