O projeto cantar e curar do HSC, vem trazendo um conforto aos pacientes que estão nas UTIs, através da música.


Hospital Santa Catarina realiza projeto para pacientes da UTI

A Pastoral Hospitalar e a UTI Multidisciplinar se uniram para levar o projeto “Cantar e Curar” aos pacientes internados no Hospital Santa Catarina (SP). Desde o dia 1º de março, nas sextas-feiras, todos os colaboradores da UTI se reúnem e cantam juntos, passando pelos leitos, levando alegria e emoção aos pacientes e seus familiares. Como esses pacientes não têm a possibilidade de se movimentar e aproveitar a música tocada na Capela e na Recepção Central, a alternativa foi levar a música até eles.

Ao longo da semana, a equipe de enfermagem pergunta para todos se há uma música que eles gostariam de ouvir, elaborando, assim, uma lista de canções. Os profissionais selecionam aquela que traz a mensagem mais positiva e se preparam para cantar.

Paciente do HSC canta junto ao Projeto Cantar e Curar

O paciente Paulo de Marchi Filho, de 77 anos, internado no Hospital Santa Catarina (SP), sempre foi muito ativo. Surpreendido por um diagnóstico que requer cuidados e uma internação na UTI Cardiológica, desde o dia 1º de abril, optou por encarar a situação positivamente, colaborar com a equipe multidisciplinar que o atende e, assim, contribuir com seu tratamento.
Ao se deparar com o grupo de colaboradores da UTI e da Pastoral Hospitalar do projeto Cantar e Curar, Paulo não pensou duas vezes: se levantou do leito e se integrou, cantando e animando. Ligado a uma bomba de infusão, soro e sondas, ele cantou a plenos pulmões para os demais pacientes.
Sua alegria e disposição contagiaram os outros pacientes. Estimulado por ele, outros quiseram se levantar e cantar. “Meu pai me ensinou a nunca reclamar dos meus sapatos, pois atrás de mim há quem não tenha os pés”, conta. “Nesse tempo todo, pensei: Deus está me dando uma dádiva, com uma equipe maravilhosa de enfermeiros, médicos e profissionais cuidando de mim. O que posso fazer para retribuir? Entregar-me a esse projeto e ao tratamento”, explica ele sobre o que o motiva a cantar para os outros pacientes.

Fontes:





Canal do Linkedin de: Paulo SantosPaulo Santos


Comentários

Veja mais

Contatos e canais de contratação nos Hospitais

Porque o Higienizador do Centro Cirúrgico é uma das posições mais importantes para que as metas financeiras (EBITDA) sejam alcançadas?

MANUAL DE INDICADORES DE HOTELARIA HOSPITALAR e CADERNO DE PROCESSOS E PRÁTICAS DE HOTELARIA HOSPITALAR

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO GRATUITO DE SEGURANÇA DO PACIENTE E QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE

Manual de Higiene e Limpeza Hospitalar

Vagas disponíveis para trabalhar no Hospital Erastinho - Curitiba

O que é Protocolo de Manchester?

Lavanderia Hoteleira e a durabilidade do enxoval

Vagas - PCD - Prevent Senior SP