Importância do Gerenciamento de leitos Voice para usuários MV
Especialmente para ilustrar como o Gerenciamento de leitos Voice agrega aos Hospitais usuários do Sistema MV, foi feito este post.
Vital para alcançar a eficácia nas internações, o gerenciamento de leitos é um processo chave de um hospital, promove a utilização dos leitos disponíveis em sua capacidade máxima.
Incorporar uma metodologia de gerenciamento de leitos hospitalares eficaz vem se tornando fundamental. Investir em processos e ferramentas para agilizar o processo de internação é algo essencial para maximizar resultados.
Criar e acompanhar indicadores de desempenho são atividades fundamentais para uma gestão eficiente na Saúde. Métricas garantem que os resultados traçados no planejamento estratégico sejam alcançados. Permite à organização agir em tempo real diante dos desafios.
Mesmo com um software excelente de Gestão Hospitalar, ainda há lacunas manuais as quais não são cobertas. Nosso sistema é complementar, e consegue cobrir estas lacunas no gerenciamento de leitos. Temos diversos casos de sucesso nos quais transformamos a produtividade de Hospitais os quais já eram usuários do Sistema MV.
A implantação do Sistema MV já gera alguns benefícios à Gestão de leitos, um de nossos clientes registrou a evolução ano a ano dos indicadores de giro de leito e fica explícito o impacto que cada sistema.
Estes dados são muito esclarecedores e servem como referência para os Gestores. No artigo O que mudou com a utilização do Voice, temos mais detalhes deste caso.
Alguns Hospitais que são referência no mercado brasileiro possuem o gerenciamento de leitos da Voice integrado com o MV, dentre eles destacamos alguns:
- Hospital 9 de Julho,
- Congregação Santa Catarina (Hospital Santa Catarina, Casa de Saúde São José, Santa Tereza etc.)
- Hospital Anchieta,
- Unimed Volta Redonda,
- Hospital Moinhos de Vento,
- Hospitais São Camilo (Pompéia, Santana e Ipiranga)
- Unimed Fortaleza,
Moinhos de Vento
O Hospital Moinhos de Vento já participou de alguns congressos e simpósios onde apresentou seus resultados com o Voice:
- Palestra em evento Internacional de Hotelaria Hospitalar,
- Tela de ROI do Moinhos,
- Palestra Moinhos Evento em Porto Alegre: nesta palestra o cliente que já era usuário MV deixa claro os objetivos alcançados com a inclusão do Voice:
- Reduzir o tempo de entrega dos leitos,
- ter maior confiabilidade nos indicadores,
- e a modernização do processo como um todo …
O Moinhos também foi destaque do Site Hotelaria Hospitalar.
Hospital Anchieta (DF)
O Hospital Anchieta também já era usuário do Sistema MV, e depois da implantação do Voice teve ganhos muito expressivos.
No vídeo a seguir temos um trecho da entrevista de Izabela Moreira ao Site Hotelaria Hospitalar onde deixou claro que com o Voice:
- conseguiu maior eficiência nos processos,
- com a metodologia do sistema possibilitou engajar toda a equipe,
- teve a melhoria no tempo de giro de leito, eliminando em média 4 horas que o leito ficava aguardando inicio de limpeza,
- aumento da eficácia e melhoria do giro do leito,
- possibilitou incutir a liberação de leito mais ágil,
Este Hospital já apresentou seus resultados em Congressos e Simpósios. Na III Jornada de Hotelaria Hospitalar do DF e GO , Izabela demonstrou o Case em Gerenciamento de leitos e destacou o uso da tecnologia. Mostrou como se beneficiou da integração entre Voice e MV. Mostrou vários painéis vivos de acompanhamento que proporcionam o controle em tempo real.
No final de sua palestra, Izabela demonstrou os ganhos no giro do leito que teve com a implantação do Voice:
- Tempo de espera:
- de 4 hs 46m 20s
- para 1h 27m 25s
- Tempo de deslocamento
- de 7m 55s
- para 8m 14s
- Tempo de Higiene
- de 1h 0m 47s
- para 52m 26s
- Tempo de supervisão
- de 36m 29m
- para 16m 54s
- Tempo total:
- de 6hs 31m 35s
- para 1h 54m 02s
Hospital Unimed Volta Redonda
O Hospital Unimed Volta Redonda é um exemplo de Hospital que sempre investe em tecnologia . Uma evidência disto é por ele ser um dos primeiros Hospitais com qualificação de Hospital Digital na América Latina, tendo o Himss ERAM 7 (nível máximo). Temos nosso sistema desde a criação do Hospital e ele foi o sistema de integração oficial com a MV.
A Unimed é um bom exemplo em que nosso sistema dá indicadores adicionais a operação. Recentemente o Hospital refez seu processo de terceirização de limpeza e aproveitou os indicadores on line de nosso sistema para colocar estes como SLA no contrato.
Na tela a seguir, o indicador de Porcentagem de execução das limpezas concorrentes realizadas antes do meio dia.
Os relatórios agregam valores aos nossos processos pois direcionam nossas estratégias. Foi um ganho para o setor e para geração de resultados. Hoje, deixamos de atuar diante de percepções e monitoramos de fato cada etapa do processo.Jéssyca MoreiraLíder de Hospitalidade da Unimed Volta Redonda
Dentre os diversos controles que se transformam em gerenciamento do resultado do terceiro, temos o relatório a seguir que demonstra quantas Limpezas terminais foram realizadas na meta e quantas não.
Outra ação que nosso sistema proporcionou, foi ter on line a produção de cada trabalhador. Os melhores são premiados ! No mês passado as 3 que melhor desempenharam na limpeza concorrente e as que melhor desempenharam na limpeza terminal foram premiadas com um dia de Beleza.
Veja um exemplo deste relatório:
Hospital 9 de julho
O pioneiro com uso de nosso sistema integrado ao MV, este é um dos Hospitais que estão mais avançados no controle de seus processos. Ao entrar na sala de Hotelaria chama atenção que todos acompanham o Voice, o engajamento envolve todos e é impressionante como até os funcionários da prestadora de serviço são envolvidos.
No Hospital 9 de Julho, o processo de Gestão de leitos cresceu e hoje somos o sistema mandatório de manutenção. Os acionamentos são realizados pelo Voice.
Hospitais da Congregação Santa Catarina
Atualmente abrange 5 Hospitais da Congregação:
- Santa Catarina (SP),
- Casa São José Humaita (RJ),
- Santa Teresa de Petrópolis,
- Nossa Senhora da Conceição em Três Rios e
- São José de Teresópolis,
Inicialmente instalamos no Hospital Santa Catarina e depois de um tempo em produção, o corporativo da rede decidiu que nosso produto deverá ser padrão em todos os 16 Hospitais. Gradativamente estamos implantando um a um.
Um fato relevante foi que a partir da primeira instalação, todas as outras foram acontecendo em conjunto do projeto Transformação, e o Voice é implantado junto com o Soul MV.
“Quando a gente começa a se apoiar em tecnologia, os saltos passam a ser exponenciais e a gente não está acostumado com isso na Saúde”,comenta Vinícius Oliveira,diretor corporativo de Operações da Associação Congregação de Santa Catarina
Nosso Gerenciamento de leitos é a ferramenta padrão que equipará todos os Hospitais da Congregação. E isso por proporcionar controles e gerenciamento dos processos de liberação de leito inexistentes nos Sistemas de Gestão Hospitalares.
Fontes:
Comentários
Postar um comentário