O que é uma central de equipamentos médicos ?


Imagem da Central de Equipamentos Hospitalares do Hospital Universitário do Triângulo Mineiro.

Exemplo das melhores práticas no gerenciamento de equipamentos médicos dentro do hospital, esse ambiente tem como principal finalidade otimizar o uso dos equipamentos e acessórios médico-hospitalares em todos os setores das unidades de saúde, que garante mais qualidade no atendimento e a redução de despesas com manutenção corretiva.

A proposta traz mais dinamismo na circulação dos aparelhos dentro da unidade, além da possibilidade de monitorar melhor o funcionamento e desempenho dos equipamentos em cada setor. 

Outra característica importante do serviço é a possibilidade de oferecer treinamentos para os usuários desses aparelhos, em que a equipe pode colocar em prática não só a manutenção corretiva, mas também a preventiva, permitindo um acompanhamento mais rigoroso dos contratos de manutenção.

Além disso, a Central pode atuar na pesquisa de novas tecnologias, promovendo uma política permanente de aquisição e renovação dos equipamentos.

Por exemplo, em um Centro Cirúrgico, um dos setores do hospital que demandam os procedimentos mais complexos, uma das estratégias a ser adotada no fluxo de trabalho é direcionar profissionais que percorrem e supervisionam as instalações do prédio e outros que permanecem em tempo integral no Centro Cirúrgico, fazendo a checagem diária antes dos procedimentos e avaliando a situação dos aparelhos.

Como proposta de fluxo, os equipamentos sujos entram por acesso exclusivo e são distribuídos por outra saída, exclusiva de equipamentos limpos. 

Possui área de higienização, sala técnica e área de armazenagem, além de poder prever sala de estoque de componentes, recepção e área administrativa.

Sobre o Hospital Universitário do Triângulo Mineiro


O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro é um hospital universitário, público geral que realiza atividades de ensino, pesquisa e assistência, localizado na cidade de Uberaba MG. Wikipédia
EndereçoAv. Getúlio Guaritá, 130 - Nossa Sra. da Abadia, Uberaba - MG, 38025-440


Sobre Marcio Borsio



Coordenador de Infraestrutura Física e Tecnológica na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares -EBSERH. 

Servidor da carreira de Analista de Infraestrutura do Ministério da Economia. 

Arquiteto de formação. 

Pós graduado em arquitetura, sistemas de saúde e economia da saúde.

Instagram profissional - @marcioborsio_arquiteto
 




Comentários

Veja mais

Contatos e canais de contratação nos Hospitais

Porque o Higienizador do Centro Cirúrgico é uma das posições mais importantes para que as metas financeiras (EBITDA) sejam alcançadas?

MANUAL DE INDICADORES DE HOTELARIA HOSPITALAR e CADERNO DE PROCESSOS E PRÁTICAS DE HOTELARIA HOSPITALAR

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO GRATUITO DE SEGURANÇA DO PACIENTE E QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE

Manual de Higiene e Limpeza Hospitalar

Vagas disponíveis para trabalhar no Hospital Erastinho - Curitiba

Lavanderia Hoteleira e a durabilidade do enxoval

O que é Protocolo de Manchester?

Vagas - PCD - Prevent Senior SP