Decisão Favorável: Plano de Saúde não pode limitar o período de internação do paciente

artigo de Bruno Peçanha



Consultados a respeito da possibilidade de obter através da justiça decisão para determinar a manutenção da internação de paciente idoso em hospital credenciado ao plano de saúde, nossa equipe prontamente ingressou com ação judicial e obteve decisão liminar favorável.


No caso, o paciente, idoso, está internado em hospital especializado em cuidados paliativos na rede credenciada do plano de saúde e, em razão de estar internado por mais de 90 dias, vem sofrendo forte pressão do convênio que pretende conceder alta hospitalar, sob alegação de limitação do prazo de internação.

Os tribunais de justiça, em especial o do Estado de São Paulo (TJSP) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já sedimentaram entendimento de que a limitação do prazo de internação pelo plano de saúde é conduta abusiva e, portanto, não merece prevalecer.

Dessa maneira, presentes elementos que evidenciam a probabilidade do direito, bem como o perigo de danos à vida do paciente, a Justiça reconheceu a abusividade da prática do plano de saúde e determinou a manutenção da internação do paciente enquanto for necessário, sob pena de multa diária no valor de R$ 1.000,00 (mil reais).

Em situações como essa ressaltamos e importância do suporte de equipe jurídica especializada.

🌐 Veja mais informações em nosso site!

Autor

Bruno Peçanha
Advogado Especialista em Direito Médico e da Saúde.

O escritório Peçanha Advocacia tem atuação especializada em Direito da Saúde e Direito Médico, com experiência na defesa judicial e extrajudicial dos interesses de pessoas físicas ou jurídicas junto aos Planos de Saúde.





Fonte:

https://brunopecanha.com.br/decisao-favoravel-plano-de-saude-nao-pode-limitar-o-periodo-de-internacao-do-paciente/

Comentários

Veja mais

Contatos e canais de contratação nos Hospitais

MANUAL DE INDICADORES DE HOTELARIA HOSPITALAR e CADERNO DE PROCESSOS E PRÁTICAS DE HOTELARIA HOSPITALAR

Vagas disponíveis para trabalhar no Hospital Erastinho - Curitiba