Entramos na Era da Predição

 artigo de GENEais


A transformação digital que estamos experimentando atualmente e que foi tão bem impulsionada pelas tecnologias emergentes, levaram nossa sociedade para um processo de digitalização que afetou tudo o que conhecemos, desde o setor financeiro com o poder do blockchain, moedas digitais, o setor de mobilidade urbana, o setor hoteleiro, e outros que sofreram, sofrem ou estão por sofrer, em maior ou menor grau, algum tipo de impacto disruptivo. Saiba mais

Um oceano de dados acumulados à décadas e hoje à nossa disposição para nos servimos, seja por pesquisas  e consultas instantâneas, tomadas de decisões, sistemas de gestão e controle, etc, costumam todas elas em sua maior parte impactar nosso tempo presente estando alicerçados por ações que existiram em um passado qualquer.

Diz um provérbio chinês popular que se quisermos prever o futuro, devemos estudar o passado e esta é a grande onda do momento que tenderá a perdurar por muito tempo: a predição! E nunca antes na nossa história ser preditivo foi tão importante como nos tempos atuais, pois já estamos a passar por um período de contínuas crises, escassez de recursos naturais e desastres naturais.

A chave do portal para um mundo mais preditivo hoje está nas mãos da inteligência artificial, que por intermédio de suas diversas técnicas de aprendizado de máquina, big data, mineração de dados e processamentos avançados, consegue extrair dessa gigantesca massa de dados brutos, as joias que são as informações relevantes transformadas em potenciais certezas.

A área da saúde sem sombras de dúvidas será uma das que mais poderá tirar proveito desse poder de predição! Com a pandemia do COVID-19 ainda se projetando pelo mundo e os estudos apontando que outras pandemias possam fazer parte do nosso novo normal, nunca antes os centros médicos tiveram que fazer mais com menos recursos, seja de materiais, equipamentos ou mão de obra especializada!


A saúde é uma das que mais se beneficia com a predição.

Especialmente no Brasil, hoje sofremos com um considerável acúmulo de exames, consultas, tratamentos e muitos procedimentos cirúrgicos eletivos que estão represados em longas filas distribuídas entre os serviços públicos e privados, classificados e agendados por critérios que estão longe dos considerados mais justos ou ideais e que com isso acabam por criar um nicho de mercado para a atuação de muitos profissionais de tecnologia e ciência dos dados e claro, somados às expertises desses guerreiros fantásticos que são esses belos profissionais da área da saúde!

Somos como os icônicos hostbusters (caçadores de fantasmas) mas ao invés de armas de plasma, usamos no lugar algoritmos e no lugar dos fantasmas, caçamos as incongruências, os nós e os gargalos das operações onde nossas armas são eficazes!

Em nosso primeiro caso genial onde destacamos o poder da predição, em que prever tendências aos fatores que corroboram ao absenteísmo nas consultas e exames por parte dos pacientes, do qual trazia inúmeros prejuízos materiais e imateriais, nos permitiu a criação de classificadores que diminuíram drasticamente as janelas de agendas causadas pelas desistências e não comparecimentos de última hora, diminuindo assim o período de espera por vagas em consultas e exames, dando maior dinâmica para o fluir das filas  equilibrando as demandas por critérios éticos

Nosso segundo desafio de implementação de AI em prol do setor da saúde e que destacamos como tendência promissora é na área de compliance que vem crescendo e muito para este setor. 

Muitos processos administrativos e financeiros são glosados e represados, causando um enorme impacto financeiro e levando prejuízo para pessoas e instituições por conta de falhas no processo de preenchimentos de guias, requisições, atestados, laudos, etc, passíveis de serem evitados com automatização via reconhecimento de imagem e aprendizado de máquina. Essa é a vantagem do potencial que a AI possui para extrair informação relevante para grandes quantidades de documentos.

Enfim, um mundo novo e mais produtivo é possível graças à todas essas belas tecnologias que à cada dia mais vêem sendo aperfeiçoadas e ganhando escalabilidade pelo mundo à fora!

Sobre a Equipe GENNEais


À toda hora surge uma ideia genial! Não foi diferente com a gente...

Sem nenhuma pompa, nascemos! 

O território que encontramos para plantar nossas sementes está sendo arado pela máxima: 

"De hoje em diante teremos sempre que aprender a fazer mais com menos!".

Nossa missão? Eliminar ou diminuir os impactos que distanciam-nos do plano ideal... 

Nossa arma? Inteligência Artificial.




Comentários

Veja mais

Contatos e canais de contratação nos Hospitais

Porque o Higienizador do Centro Cirúrgico é uma das posições mais importantes para que as metas financeiras (EBITDA) sejam alcançadas?

MANUAL DE INDICADORES DE HOTELARIA HOSPITALAR e CADERNO DE PROCESSOS E PRÁTICAS DE HOTELARIA HOSPITALAR

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO GRATUITO DE SEGURANÇA DO PACIENTE E QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE

Manual de Higiene e Limpeza Hospitalar

Vagas disponíveis para trabalhar no Hospital Erastinho - Curitiba

Lavanderia Hoteleira e a durabilidade do enxoval

O que é Protocolo de Manchester?

Vagas - PCD - Prevent Senior SP