VAI MAPEAR PROCESSO EM SUA ORGANIZAÇÃO? PREPARE-SE PARA MUDANÇA.

artigo de João Evangelista


VAI MAPEAR PROCESSO EM SUA ORGANIZAÇÃO? PREPARE-SE PARA MUDANÇA.


Antes de mapear qualquer processo a organização precisa entender o porquê desta mudança. Isto é de extrema importância para que este entendimento seja comunicado com maior grau de assertividade em toda sua estrutura.

O primeiro questionamento que se deve fazer é: qual é o tipo de mudança iremos realizar?

a)     evolutiva (ligada a missão ou aos propósitos da organização);
b)    estratégica (com o intuito de responder as demandas do mercado); ou
c)     por consequência de uma análise SWOT que mostra o status quo da organização em relação aos ambientes internos e externos e direciona qual estratégia deverá ser tomada (sobrevivência, manutenção, crescimento ou desenvolvimento).

Quando se entende o(s) motivo(s) da mudança aumenta-se a chance de sucesso. Porém, é necessário realizar o próximo questionamento: estamos preparados para mudar?

Erros comuns são verificados neste momento o que dificulta todo processo de mapeamento e análise da organização. Dentre eles está a comunicação.

Imagine que uma determinada área/setor irá passar por um processo de mudança e a comunicação não é feita de forma assertiva. Pergunto:

1.     Quais serão os efeitos causados na equipe?
2.     Pode-se encontrar resistência?
3.     No momento do mapeamento (por exemplo, numa entrevista) pode ocorrer que um ou mais membros da equipe relate as atividades que executam como gostariam que fossem e não como elas realmente são?

Antecipar-se a estes erros e aos riscos decorrentes da comunicação inadequada é a chave para o sucesso de qualquer processo de mudança.

E para que este processo seja gerenciado de forma adequada é de extrema importância que a organização indique um gestor de mudança. É ele que irá garantir um ambiente adequado para que o especialista em mapeamento e modelagem de processos possa realizar seu trabalho de diagnóstico e transformação.

Aproveito a oportunidade para agradecer as gestoras (Abgair Lima e Luciane Torrano) que conduziram com maestria um projeto complexo de mudança em um dos maiores hospitais da região nordeste, localizado no maranhão. Tive a honra de participar do time e do sucesso alcançado.

“Mapear e modelar processos é uma arte que transforma ambientes complexos em ambientes sustentáveis”. (João Evangelista) 


Autor



Consultor, criador de conteúdo online e treinador.


Atua desde 2005 como estrategista ajudando empresas e pessoas na preparação para implantação, implementação e certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9001 e PBQP-h (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat) a partir dos modelos de gestão atuais.

Desenvolve projetos na área de saúde - relacionados ao mapeamento de processos – para elaboração e implementação de planos estratégicos e operacionais com resultados positivos, condução de auditorias, atendimento a emergências internas, gestão de crises e avaliação de cenários internos e externos de acordo com padrões de Acreditação Hospitalar ONA e Qmentum para garantir a segurança e a integridade de toda a estrutura hospitalar.

Elabora e implanto método para realização do processo de análise prospectiva de perigos, com definição de ferramentas a serem utilizadas, capacito lideranças para realização do processo e análise dos resultados, elaboração dos planos de melhoria, afim de reduzir os eventos adversos evitáveis.
Auxilia na estruturação das linhas de cuidado do paciente, através da definição dos fluxos de atendimentos a serem mapeados, identificação de etapas críticas na assistência, implantação de diretrizes clínicas e protocolos de segurança, integração das áreas e sistemas de saúde e acompanhamento dos desfechos dos pacientes, visando alinhamento do cuidado prestado e redução da variabilidade dos resultados.
Assessora na estruturação e monitoramento dos indicadores de produção, clínicos e de segurança do paciente apoiando as lideranças na análise crítica dos resultados, com foco na melhoria de performance dos processos.

Compartilha conhecimento teórico e prático para milhares de pessoas através de plataformas online sobre assuntos relacionados a gestão e microinformática.

Comentários

Veja mais

Contatos e canais de contratação nos Hospitais

Porque o Higienizador do Centro Cirúrgico é uma das posições mais importantes para que as metas financeiras (EBITDA) sejam alcançadas?

MANUAL DE INDICADORES DE HOTELARIA HOSPITALAR e CADERNO DE PROCESSOS E PRÁTICAS DE HOTELARIA HOSPITALAR

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO GRATUITO DE SEGURANÇA DO PACIENTE E QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE

Manual de Higiene e Limpeza Hospitalar

Vagas disponíveis para trabalhar no Hospital Erastinho - Curitiba

O que é Protocolo de Manchester?

Lavanderia Hoteleira e a durabilidade do enxoval

Vagas - PCD - Prevent Senior SP