Tios/Tias da Limpeza ? NÃO... Profissionais da Higienização

 Seguimos com a contribuição dos alunos do Curso de Hotelaria Hospitalar.

Tema: Uma reflexão sobre o profissional da Higienização.
I
nscrições para o Curso: https://lnkd.in/dmtthu4E
Utilize o cupom: MÃE, até o dia 15/05/22 e ganhe 25% de desconto na inscrição.



"Humanização", esse assunto é tão falado no meio organizacional, mas afinal, o que fazemos e o que não fazemos que torna nossa interação, com as pessoas, humanizada? 

Como o ambiente impacta a Humanização?

Ser humanizado não é ser "simpático". É ser empático. 

É se colocar no lugar do outro. Tratá-lo com respeito na sua individualidade. Saber que as pessoas têm suas particularidades, e saber respeitar o tempo de cada um! 

Ouvi-lo com atenção. E eu não falo somente do cliente de saúde. Falo também sobre os colaboradores.

Na área de Higienização Hospitalar, existe muito preconceito dos próprios colaboradores que realizam esta atividade, assim como de colegas de outras áreas. É uma área que se diminui muito, seja pelo trabalho realizado que é limpar e até mesmo pelo sentimento de falta de valorização financeira. Sem

pre tento passar para minha equipe, o quanto eles são importantes dentro do Hospital, que se não fossem eles, o Hospital teria que fechar as portas! 

Já ouviram falar que é melhor prevenir do que remediar? Pois é isso mesmo, estamos prevenindo, protegendo, reduzindo ao máximo o nível de microrganismos no ambiente!

São profissionais que merecem todo nosso respeito, não são "tias ou tios" da limpeza. São profissionais... Profissionais de Higienização! Respeite e cuide de quem trabalha com você, afinal, todos fazemos parte do mesmo barco, e se, todos não remarem juntos, para o mesmo lado, o barco não sai do lugar!

Realizar momentos de conversa com a equipe, mostrando o quanto cada um faz a diferença dentro do grupo e têm a sua importância para que tudo possa permanecer em harmonia, fazendo o processo seguir seu fluxo. 

Crie um ambiente agradável para o feedback e cuide como e onde estará realizando esse momento, jamais dê um feedback negativo na frente de outras pessoas. Lembre-se: elogiar em público e criticar a sós com o colaborador! Valorize esse momento de conversa, faça uma escuta ativa, demonstre interesse quando as pessoas te procuram para passar alguma situação. No entanto, caso não puder dar a atenção devida, agende um horário e faça adequadamente. 

Precisamos de todos, cada um no seu lugar, no seu setor. Demonstre o quanto é importante a união e o trabalho em equipe, na falta ou não de colegas, para podermos manter o atendimento e não deixar o cliente desassistido.

Autoria


Colaboração: Renata Baleotti 


Comentários

Veja mais

Contatos e canais de contratação nos Hospitais

Porque o Higienizador do Centro Cirúrgico é uma das posições mais importantes para que as metas financeiras (EBITDA) sejam alcançadas?

MANUAL DE INDICADORES DE HOTELARIA HOSPITALAR e CADERNO DE PROCESSOS E PRÁTICAS DE HOTELARIA HOSPITALAR

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO GRATUITO DE SEGURANÇA DO PACIENTE E QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE

Manual de Higiene e Limpeza Hospitalar

Vagas disponíveis para trabalhar no Hospital Erastinho - Curitiba

O que é Protocolo de Manchester?

Lavanderia Hoteleira e a durabilidade do enxoval

Vagas - PCD - Prevent Senior SP