Gerenciamento de leitos - Análise Ellen Santos Freitas
Hoje o post dos alunos do Curso de Hotelaria Hospitalar não é colaborativo.- Vou dar espaço para a Ellen dos Santos Freitas, Gestora de Hotelaria Hospitalar da CASSEMS de Três Lagoas falar sobre Gerenciamento de Leitos e relatar sua vivência.
- Semana que vem, também vou fazer uma análise sobre o mesmo tema.
- *Faltam leitos ou Precisamos gerenciar adequadamente os que temos?
- Trabalho na área hospitalar há pouco mais de 12 anos, e sempre ouço que não temos leitos o suficiente. Pandemia a parte, precisamos avaliar alguns pontos antes de considerarmos a necessidade de mais leitos. Sabemos que não há uma receita pronta, pois cada instituição possui perfil e características diferentes. Pensando em otimizar o giro dos leitos seguem algumas dicas que poderão lhe ajudar e mostrar que é possível otimizar o uso dos leitos existentes. Você talvez esteja se perguntando, se estou dizendo que é possível aumentar a taxa de ocupação com a mesma quantidade de leitos existentes? Te respondo que sim, isso mesmo. Com a experiência de implantação do serviço em uma instituição, com alta demanda de leitos evidenciei que muitas vezes temos leitos que correspondem a realidade das instituições, porém são mal gerenciados, com isso a desordem gera esses impactos e transtornos como se faltasse leitos, mas não é verdade. Quero te convidar a analisar comigo a realidade de sua instituição, começando pela taxa de ocupação hospitalar. Qual o seu percentual?
- Algumas instituições disponibilizam 100% de seus leitos, porém se deparam mensalmente com uma taxa não maior que 60% ou 70%. Mas como posso ter essa taxa com a sensação de que sempre faltam leitos? Isso acontece porque estamos com uma agenda cirúrgica mal programada e com os processos de desocupação do leito moroso demais. Contudo manteremos o foco estrategicamente no Giro do Leito. Não menos importante avaliei Taxa de Ocupação, Intervalo de Substituição e Média de Permanência.
- Pensando em otimizar o giro dos leitos segue algumas dicas que poderão lhe ajudar e mostrar logo de cara sua realidade e onde conseguir obter melhores resultados, automaticamente melhor giro e assim uma disponibilidade maior dos leitos que já existem.
- Conheça o perfil da instituição, entenda as origens de sua demanda
- 2. Estabeleça critérios para ocupação/ liberação do leito por tipo de clínica (médica, cirúrgica, obstétrica...). Lembre-se toda regra tem exceção, por isso, tudo bem, se precisar adequar ou ser flexível em algumas situações para acomodar seus pacientes/ clientes.
- 3. Mapei seus processos e entenda onde estão seus gap’s ou ainda seus maiores gargalos, considerando desperdício de tempo entre alta médica e liberação do leito até estar disponível para ser utilizado por outro paciente.
- 4. Alinhe seus fluxos e acompanhe todas etapas.
- 5. Defina o fluxo com todos os setores envolvidos no processo.
- 6. Identifique os desperdícios de tempo nos processos e ajuste de modo que viabilize a liberação do quarto.
- 7. Alinhe os fluxos com Centro Cirúrgico visando melhor gestão da agenda e melhor ocupação dos leitos
- 8. Alinhe junto a recepção, Centro Cirúrgico e enfermaria o fluxo de entrada e conduza os pacientes, assim conseguirá agilidade tanto na admissão quanto na alta.
- 9. Planeje Metas e acompanhe o desempenho através de indicadores.
- 10. Adquira um sistema de Gestão, use a tecnologia a seu favor para agilidade e controle dos fluxos.
- 11. Criei uma rotina de auditoria ou acompanhamento do fluxo para garantia de continuidade no fluxo estabelecido.
- Indicador de Giro do Leito
- Conceito:
- É a relação entre o número de pacientes saídos (altas e óbitos) durante determinado período, no hospital, e o número de leitos à disposição dos pacientes, no mesmo período. Representa a utilização do leito hospitalar durante o período considerado e a resolubilidade no tratamento.
- Fórmula:
- Número de saídos em determinado período
- __________________________________
- Número de leitos no mesmo período
- Compare seus resultados com hospitais que tenham o mesmo perfil, processos seguros e bem definidos.
- Comente o que achou do conteúdo ou deixe sua experiência nos comentários.
Comentários
Postar um comentário