Procedimentos Operacionais Padrão de Manutenção Preventiva, calibração ... Equipamentos de Saúde


Material inédito na área de Engenharia Clínica, a Ebserh , em parceria com UNOPS e TECSAÚDE Engenharia Hospitalar, elaborou o Manual Técnico de Procedimentos Operacionais Padrão de Manutenção Preventiva, Calibração, Qualificação e Teste de Segurança Elétrica em Equipamentos de Saúde para os Hospitais da Rede Ebserh, com o objetivo de garantir a estes equipamentos eficácia, efetividade, segurança e desempenho necessários, em toda sua vida útil.


BAIXEM O CONTEÚDO NO LINK DA BIO do perfil do Instagram @marcioborsio_arquiteto ou no link :


** O material é composto por QR codes que permite acesso aos POPs.

A publicação teve como premissa uma revisão sistemática, com consulta à bases de dados nacionais e internacionais, onde foram selecionados aproximadamente 900 documentos, divididos em 112 categorias. Estes documentos foram reunidos, categorizados e revisados para compor uma base científica e técnica para a elaboração dos procedimentos. Em seguida foi definida uma metodologia para padronização da elaboração de cada tipo de procedimento, contendo orientações objetivas de quais itens devem ser contemplados nos procedimentos, bem como, qual o conteúdo a ser explorado em cada item, sempre buscando atender a todos os critérios de segurança previstos na literatura. Assim sendo, foram criados esboços para cada tipo de procedimento, e com base nestes esboços desenvolvidos 15 procedimentos operacionais padrão, submetidos a aplicação para avaliação da efetividade dos itens e conteúdos propostos para cada documento.

Como resultado, foram desenvolvidos 200 procedimentos operacionais padrão contemplando equipamentos de saúde de diversas funções, sendo estes essenciais ao funcionamento dos hospitais.

Parabéns aos amigos Rafael Gadelha Victor Tsukahara e a todos os demais membros do Grupo de Trabalho pela incrível contribuição para a engenharia clínica do país.

Fonte: Linkedin de Marcio Borsio



Comentários

Veja mais

Contatos e canais de contratação nos Hospitais

Porque o Higienizador do Centro Cirúrgico é uma das posições mais importantes para que as metas financeiras (EBITDA) sejam alcançadas?

MANUAL DE INDICADORES DE HOTELARIA HOSPITALAR e CADERNO DE PROCESSOS E PRÁTICAS DE HOTELARIA HOSPITALAR

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO GRATUITO DE SEGURANÇA DO PACIENTE E QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE

Manual de Higiene e Limpeza Hospitalar

Vagas disponíveis para trabalhar no Hospital Erastinho - Curitiba

O que é Protocolo de Manchester?

Lavanderia Hoteleira e a durabilidade do enxoval

Vagas - PCD - Prevent Senior SP