Os Três tipos de reformas da Hotelaria Hospitalar
Quem já ouviu essa frase:
"O hospital precisa de uma reforma."
De qual tipo de reforma estamos falando?
Ou de quais tipos de reformas estamos falando?
Durante toda minha trajetória profissional conheci muitos profissionais. E em conversas com gestores da área da saúde, sobre Hotelaria Hospitalar, o que mais escuto é sobre as necessidades de reformas para a implantação do modelo de gestão hoteleira em suas instituições de saúde.
Vamos analisar o significado da palavra
reformar: Ato ou efeito de reformar, de atribuir uma forma melhor, de corrigir. Tornar algo novo; fazer uma renovação; remodelação.
Porém a palavra reforma está implicitamente associada a reformas estruturais. Quando falamos em Hotelaria em instituições de saúde pode ser que sim, necessite de mudanças estruturais. Em alguns locais mais e em outros menos para deixá-los estrategicamente mais eficientes para prestação de serviços de qualidade.
O que não podemos esquecer e/ou deixar de pensar que tão importante quanto a esse tipo de reforma há outros dois tipos fundamentais: a reforma na cultura organizacional e a reforma nos protocolos, fluxos e processos internos.
Esses três tipos de reforma, renovação, remodelação devem estar alinhados para se conseguir otimizar e adequar os espaços x pessoas x protocolos, fluxos e processos.
O modelo de gestão hoteleira adaptado dentro de instituições de saúde é como uma engrenagem. Tudo deve ser pensado e se "encaixar" devidamente para que os resultados sejam os melhores.
Não adianta investir milhões nos espaços e centavos em pessoas.
É preciso haver um equilíbrio.
Não adianta oferecer uma estrutura linda, confortável, tecnológica, internamente estrategicamente pensada para o funcionamento de fluxos e processos se o hospital não tiver o olhar para quem presta o serviço, para quem utiliza os espaços.
O Hospital se torna "vazio." Sem alma. Sem resultados positivos. Sem qualidade no serviço. Porque estamos falando de pessoas cuidando e servindo pessoas.
Pode parecer tudo muito fácil. Afinal essa seria a fórmula? Não é tão simples assim. Mudar é um processo. Mas como todo processo é preciso começar.
Esse é tema para mais posts. Vou me aprofundar mais nos próximos.
Autora
Comentários
Postar um comentário