Gestão de enxoval versus interface na assistência

Artigo de Priscila Mendes


A gestão de enxoval hospitalar é um grande desafio. 

Pressupõe-se que os profissionais de saúde pouco reconhecem a importância do uso da roupa hospitalar no cuidado em saúde; que a formação não traz os serviços de apoio como parceiros na produção do cuidado integral e que a educação em saúde pode sensibilizar os profissionais para melhorar o uso do enxoval na sua prática.

Tais pressupostos contrapõem a integridade do cuidado na atenção hospitalar que, entre outros aspectos, deve ser humanizada e centralizada nas ações de segurança e conforto do paciente ao promover um ambiente acolhedor de acordo com suas necessidades.

O gerenciamento de roupa é fator primordial e insere os colaboradores em um processo contínuo de aprendizagem. 

A utilização de roupas de forma adequada contribuí para a conservação dos tecidos e conforto do usuário. Cada peça tem uma finalidade e os profissionais desconhecem que a falta de roupa é consequência da utilização incorreta das peças. 


Se ocorrer uso indevido, extravio e demais perdas, o quantitativo circulante de roupa diminui e a oferta não supre a demanda, sendo necessária a reposição continua de enxoval.

Atualmente, a qualidade dos serviços de hospedagem é um dos fatores que interferem na escolha do hospital pelo paciente, visando aumentar o próprio conforto e de seus familiares.

Dessa forma, questiona-se: 

qual o entendimento dos profissionais da área da saúde sobre a importância do uso de roupa hospitalar na prática do cuidado?

Em respostas tivemos o seguintes comentários relevantes ao post original de Priscila:

Eu tenho vontade de chorar vendo essas imagens. Infelizmente, os mesmos profissionais que enchem a roupa de esparadrapo, são os mesmos que fazem maior escândalo quando não temos rouparia do seu tamanho para oferecer, graças a falta de zelo com os próprios. A gestão de hotelaria precisa ser muito integrada com a gestão assistencial para mitigar riscos e reduzir falhas nos processos.  Fernanda Freitas - Profissional de Hotelaria Hospitalar 

E a "Hotelaria" ainda recebe "Não Conformidades" por manchas definitivas e colas que são inseridas pelos autores da Não Conformidade. É de lascar né?! Mistérios de nosso ofício.....    Gema Freitas

         

Nada novo na Hotelaria, infelizmente. A assistência faz e a Hotelaria que " paga o pato". Como disponibilizar roupas sem manchas, se são os próprios que as causam? A conta não bate.  Mas seguimos fortes e em passos de formiga ,ministrando treinamentos, orientando e até desenhando. Tamara Pereira


veja mais comentários no post original



Autora



Comentários

Veja mais

Contatos e canais de contratação nos Hospitais

Porque o Higienizador do Centro Cirúrgico é uma das posições mais importantes para que as metas financeiras (EBITDA) sejam alcançadas?

MANUAL DE INDICADORES DE HOTELARIA HOSPITALAR e CADERNO DE PROCESSOS E PRÁTICAS DE HOTELARIA HOSPITALAR

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO GRATUITO DE SEGURANÇA DO PACIENTE E QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE

Manual de Higiene e Limpeza Hospitalar

Vagas disponíveis para trabalhar no Hospital Erastinho - Curitiba

O que é Protocolo de Manchester?

Lavanderia Hoteleira e a durabilidade do enxoval

Vagas - PCD - Prevent Senior SP