Ebserh construirá hospital universitário em Rio Branco, no Acre

Recursos para construção da primeira unidade no estado foram garantidos através do PAC e emendas parlamentares


Brasília (DF) – Rio Branco, capital do Acre, terá um hospital universitário vinculado à rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A confirmação da construção da unidade – inédita no estado – ocorreu na quarta-feira (23), feita pelo presidente da estatal, Arthur Chioro, durante visita do senador Sérgio Petecão (PSD/AC) e da reitora da Universidade Federal do Acre (UFAC), Guida Aquino, à sede da empresa. Os recursos para a obra são provenientes de emendas parlamentares e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciado no dia 11 de agosto pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. 

O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, confirmou que a obra dispõe de recursos garantidos pelo Governo Federal e em breve haverá uma visita técnica da empresa a Rio Branco para atualização e ajustes. “A Ebserh, como gestora de 41 hospitais universitários federais no país, vai executar o projeto com muita seriedade e carinho, visando sempre a qualidade do atendimento à saúde da população”, afirmou.

Sérgio Petecão expressou sua alegria pela ratificação da notícia e disse que vai sensibilizar a bancada do estado para colaborar com o projeto, garantindo as emendas parlamentares já pactuadas. Por sua vez, a reitora da UFAC, Guida Aquino, ressaltou que a construção do hospital é um momento histórico para o estado. “Um sonho coletivo que se torna realidade e isso tudo porque o governo Lula foi sensível para entender a importância da obra para o Acre”, afirmou.

O futuro HU deve ampliar a atenção no Sistema Único de Saúde (SUS), através da oferta de leitos e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no estado e aumentar o número de servidores, estimulando ainda o ensino, a pesquisa e a inovação, pilares da Ebserh enquanto espaço de prática para estudantes da área de saúde.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Fonte



Comentários

Veja mais

Contatos e canais de contratação nos Hospitais

Porque o Higienizador do Centro Cirúrgico é uma das posições mais importantes para que as metas financeiras (EBITDA) sejam alcançadas?

MANUAL DE INDICADORES DE HOTELARIA HOSPITALAR e CADERNO DE PROCESSOS E PRÁTICAS DE HOTELARIA HOSPITALAR

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO GRATUITO DE SEGURANÇA DO PACIENTE E QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE

Manual de Higiene e Limpeza Hospitalar

Vagas disponíveis para trabalhar no Hospital Erastinho - Curitiba

Lavanderia Hoteleira e a durabilidade do enxoval

O que é Protocolo de Manchester?

Vagas - PCD - Prevent Senior SP