Moda! Gestão de Uniformes

 artigo de Vitor Silva

A gestão de uniformes é algo muito interessante, uma conta muito cara, mas com um potencial de geração de valor altíssimo!

A gestão de alta performance dessa conta requer conhecimento de muitos aspectos técnicos como por exemplo modelagem, grades de tamanho, tecidos tecnológicos, etc.  Vitor Silva

Modelagem - Estamos falando aqui do aspecto que gera valor percebido, (acredite o visual é muiiiito importante!), mas a modelagem vai além disso, é uma decisão estratégica que reflete os valores e a identidade da organização. Os uniformes desempenham um papel crucial na transmissão da imagem de uma empresa e na criação de uma atmosfera específica que traduzem os valores das companhias. Tão importante quanto tudo isso é também a geração de valor para o colaborador que irá utilizar o uniforme, não adianta você criar um lenço para o pescoço e a equipe utilizar na cintura, então precisamos aqui do equilíbrio entre o conceito de "beleza" e a funcionalidade/conforto.

Grades de tamanho - Quem é o seu cliente? O colaborador não é?! Então conhecer o perfil das equipes, as atividades e as particularidades é um dever! Isso pode ajudar a provisionar estoques, garantir processo logístico que atenda bem ao colaborador e otimize espaços e atividades da gestão. Os conceitos de engenharia de produção se encaixam muito bem neste aspecto, estude!

Tecidos - A escolha dos tecidos adequados para cada função determina muitos pontos da política estabelecida para as companhias, como por exemplo a periodicidade de troca, bem como define em grande parte o sucesso da boa aparência. Tecidos que não respiram para equipes operacionais são um exemplo do que não oferecer. Cores também são fundamentais para a "marca" mas se não forem bem escolhidas considerando as funções exercidas, podem deixar outras marcas, como a famosa "Pizza" nas axilas! Hoje há no mercado muitos tecidos tecnológicos que trazem consigo promessas interessantes como hidro repelência, malhas frias tipo DryFit, mas as funcionalidade e durabilidade sempre deve ser questionada.

Também exige que os aspectos: aparência, conforto, satisfação estejam presentes para criar valor e um bom clima organizacional, afinal nessa conta o nosso cliente mais importante é o colaborador! Vitor Silva

Aparência - Deve refletir a marca e a proposta de valor tanto para o cliente que se espera alcançar quanto para o cliente colaborador, equilíbrio aqui é fundamental.

Conforto - Considerar a atividade exercida por cada função, bem como os tipos de corpos, a modelagem, funcionalidade, cor e tamanhos adequados, quando equilibrados geram o valor que se busca. Isso passa também pelo conforto térmico e ergonômico.

Clima organizacional - Boas escolhas para uniformes ajudam a construir um bom clima organizacional, pouco se fala disso, mas os conceitos de ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance) estão muito presentes neste tema. Considerar todos os pontos de diversidade propostos para a discussão nas companhias, passa pelo bom censo e principalmente uma Política de Uniformes bem estabelecida, que atenda com o máximo de respeito as questões de religião, cultura, gênero, equidade, etc.

Politica de Uniformes - As companhias tem que ter escrito um documento que direciona e orienta sobre todos os pontos operacionais, processuais e de estratégia. Fazer essa politica ser conhecida por toda a companhia, principalmente pelos gestores é crucial para o sucesso. Deve conter informações sobre periodicidade de troca, composição de kits para cada área/equipe, regras para contingências, procedimento de devolução, custos, etc. Também deve orientar os colaboradores como cuidar do uniforme trazendo através dos gestores a abordagem clara que o uniforme é um ativo da companhia, faz parte do patrimônio. Novamente sobre ESG, outro ponto importantíssimo que deve estar definido na política é a logística reversa ou gestão do resíduo têxtil, cada vez mais os fornecedores devem considerar esse ponto para gerar valor as companhias.

Após abordado neste artigo alguns aspectos bem importantes, destaco que a gestão desta conta deve ainda considerar muitos outros pontos, o custo gerado por esse tema só se transformará em valor percebido pelo cliente atendido e cliente colaborador se for tratado com a devida atenção e respeito a política estabelecida de acordo com a estratégia de cada companhia.

Vitor Silva - 2024
👔 👕 👗 👘 👚 👖 👠 👢


Sobre o Autor


Coordenador Hotelaria, Hospitalidade e Governança no Hospital 9 de Julho | Inovação | ESG | Speaker/PalestrasCoordenador Hotelaria, Hospitalidade e Governança no Hospital 9 de Julho | Inovação | ESG | Speaker/Palestras


Comentários

Veja mais

Contatos e canais de contratação nos Hospitais

Porque o Higienizador do Centro Cirúrgico é uma das posições mais importantes para que as metas financeiras (EBITDA) sejam alcançadas?

MANUAL DE INDICADORES DE HOTELARIA HOSPITALAR e CADERNO DE PROCESSOS E PRÁTICAS DE HOTELARIA HOSPITALAR

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO GRATUITO DE SEGURANÇA DO PACIENTE E QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE

Manual de Higiene e Limpeza Hospitalar

Vagas disponíveis para trabalhar no Hospital Erastinho - Curitiba

Lavanderia Hoteleira e a durabilidade do enxoval

O que é Protocolo de Manchester?

Vagas - PCD - Prevent Senior SP