O Medo da Mudança na Carreira: Enfrentando Desafios no Mundo VUCA

 

Em algum momento da carreira, nos deparamos com a vontade ou necessidade de mudar, seja vontade de alçar novos voos ou necessidade de trocar de ambiente e carreira, o medo é inerente à mudança.

O receio da mudança de carreira, pode ser uma barreira comum para muitos profissionais. Ele está enraizado na inércia e no risco percebido de abandonar uma posição familiar para algo novo e incerto. Essa inércia faz com que seja difícil alterar o rumo profissional, enquanto o risco envolve preocupações com estabilidade financeira e sucesso na nova área.

Mudei de direção algumas vezes, recalcular a rota pareceu complicado e distante; com o uso de algumas ferramentas, localizar o que era o meu norte ficou mais fácil.

Para superar esse medo do novo, foi necessário ter uma abordagem estruturada e reflexiva:

Autoconhecimento: Entender meus valores, motivações e o que eu desejava naquele momento da carreira. 

Isso ajudou a definir se a mudança era realmente necessária e quais direções deveria seguir.

Planejamento: Elaborando um plano detalhado que incluía desenvolvimento de novas habilidades e a criação de uma reserva financeira para suportar a transição.

Networking Direcionado: Construção de conexões significativas que possibilitaram informações valiosas e suporte na área de interesse.

Mudança de carreira e o Mundo VUCA

O mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo) exige que os profissionais estejam preparados para mudanças constantes e imprevisíveis. Para os profissionais de operações, isso significa adotar uma mentalidade ágil e proativa:

Para profissionais em transição de carreira, estar preparado para novos cenários é o que vai diferenciar pessoas comuns de profissionais de alto nível.

Procure adaptar-se de forma rápida: esteja preparado para as novas circunstâncias e desafios. Isso inclui aprender continuamente, estar aberto às mudanças e ajustar-se a novas culturas.

Desenvolvimento de Skills: Invista no desenvolvimento de hard e softs skills, observe o que é valorizado no mercado atual, de acordo com sua nova atuação, foque nos diferenciais.

Não se esqueça do principal: Somos contratados por meio de Hard Skills, no entanto, somente o equilíbrio entre hards e softs skills, nos mantém seguros.

Resiliência e Inteligência Emocional: Cultivar a resiliência e a inteligência emocional ajuda a lidar com o estresse e a pressão inerentes a um ambiente VUCA. Isso inclui manter uma postura positiva e buscar apoio quando necessário. Procure entender mais sobre gerenciamento das emoções.

Dessa forma, compreendemos quê:

Mudar de carreira e preparar-se para o mundo VUCA pode parecer assustador, mas com autoconhecimento, planejamento e uma mentalidade adaptável, é possível navegar esses desafios com confiança. Lembre-se de que cada experiência, seja um sucesso ou um fracasso, é uma oportunidade de aprendizado e crescimento.


Autora 



Comentários

Veja mais

Contatos e canais de contratação nos Hospitais

Porque o Higienizador do Centro Cirúrgico é uma das posições mais importantes para que as metas financeiras (EBITDA) sejam alcançadas?

MANUAL DE INDICADORES DE HOTELARIA HOSPITALAR e CADERNO DE PROCESSOS E PRÁTICAS DE HOTELARIA HOSPITALAR

Manual de Higiene e Limpeza Hospitalar

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO GRATUITO DE SEGURANÇA DO PACIENTE E QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE

O que é Protocolo de Manchester?

Lavanderia Hoteleira e a durabilidade do enxoval

Vagas disponíveis para trabalhar no Hospital Erastinho - Curitiba

Vagas - PCD - Prevent Senior SP