Novembro Azul: diminuir o preconceito do diagnóstico é essencial para a cura
O Novembro Azul nasceu na Austrália, em 2003, sob o nome Movember, uma junção das palavras moustac
he (bigode) e November (novembro). Homens deixavam o bigode crescer como símbolo de apoio à causa e incentivo à conversa sobre prevenção. E é justamente nas barbearias que o Instituto de Oncologia do Paraná (IOP) irá passar a mensagem do diagnóstico precoce aos homens.
Durante o mês de novembro, os clientes que forem fazer a barba ou cortar o cabelo em algumas barbearias de Curitiba (PR), serão vestidos com um avental personalizado do IOP, com a mensagem “A prevenção também é um reflexo de cuidado”, escrita de forma invertida, para ser lida diretamente no espelho. A ação busca despertar o olhar para si mesmo e reforçar a importância do autocuidado no dia a dia.
O objetivo é estimular o diagnóstico precoce e a prevenção do câncer de próstata, convidando à reflexão sobre a saúde masculina e a quebra de tabus que ainda afastam muitos homens do consultório médico. Para o oncologista clínico do IOP, Dr. Fabrício Martinelli, o preconceito não pode ser maior que o cuidado com a própria vida. “Ainda vemos muitos homens adiando consultas e exames por vergonha ou por crenças ultrapassadas. A saúde precisa ser prioridade. Quanto mais cedo um câncer é identificado, maiores são as chances de tratamento eficaz e de uma vida longa e saudável. Cuidar de si é a melhor forma de estar presente para quem se ama”, afirma.
O câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Entre os sintomas, estão dificuldade de urinar, sangue na urina, diminuição do jato ou necessidade de urinar com mais frequência.
De acordo com o INCA - Instituto Nacional de Câncer, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. São estimados mais de 70 mil novos casos por ano, com altas chances de cura quando identificado precocemente. O desafio está no diagnóstico: em suas fases iniciais, a doença é silenciosa e não apresenta sintomas.
“O principal fator de risco é a idade, já que o câncer de próstata é mais incidente em homens a partir dos 60 anos, além do histórico familiar e obesidade. Exames preventivos como o PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal continuam sendo essenciais. Simples e rápidos, eles podem salvar vidas. Ainda assim, o preconceito e a resistência ao acompanhamento médico permanecem como barreiras significativas”, alerta Dr. Fabricio Martinelli, oncologista clínico do IOP.
Além dos exames tradicionais, há alternativas menos invasivas em constante evolução, como: biópsias guiadas por fusão de imagem (ultrassom + ressonância) e exames de urina (PCA3), que ajudam a evitar biópsias desnecessárias.
Essas inovações tornam o processo diagnóstico mais preciso e confortável, incentivando um maior número de homens a realizarem seus exames.
Exercícios físicos
O Novembro Azul também amplia a discussão sobre o conceito de saúde integral masculina. Isso significa olhar além da próstata, abordando alimentação equilibrada, prática de atividades físicas, controle do estresse, sono de qualidade e saúde mental. Fatores como o tabagismo, o consumo excessivo de álcool e o sedentarismo aumentam o risco de diversas doenças crônicas, inclusive o câncer.
De acordo com o INCA, alinhado à Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC), a prática regular de exercícios reduz significativamente o risco de diversos tipos de câncer, como o de próstata.
Para incentivar esse cuidado, o IOP fará uma ativação dia 08 de novembro, durante o jogo do Athletico Paranaense com o Volta Redonda, na Ligga Arena. Durante a noite, os torcedores serão incentivados a prevenir e diagnosticar o câncer com uma mensagem de vídeo. Além disso, o IOP se une ao movimento Yoga no Parque, levando consciência, autocuidado e bem-estar. Os interessados podem participar das aulas gratuitas que acontecem no Parque Barigui, Jardim Botânico e Ruínas de São Francisco. A agenda será divulgada pelas redes sociais (@yoganoparque e @institutodeoncologiadoparana) e pode variar de acordo com a previsão do tempo.
Sobre o Grupo Med4U:
A Med4U é uma holding que engloba algumas das marcas mais reconhecidas no setor da saúde, oferecendo soluções integradas e inovadoras para pacientes e profissionais. Entre as empresas que fazem parte da Med4U estão o IOP (Instituto de Oncologia do Paraná), o IOP Educa, o IOP Pesquisa, o Valencis, a Spesia e o centro de radioterapia Oncoville. Juntas, essas instituições formam um grupo dedicado à excelência no cuidado oncológico, educação e inovação em saúde.
O IOP, a marca mais antiga do grupo, que completou 30 anos de atuação em 2025, continua sendo uma referência no tratamento do câncer. Com quatro sedes em Curitiba (PR), o IOP se destaca por suas parcerias estratégicas, como a aliança com o Hospital São Marcelino Champagnat que oferece um tratamento integrado no formato câncer center e a parceria com o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, sendo a única clínica no sul do Brasil a integrar a Rede Einstein de Oncologia e Hematologia. O IOP também se destaca por ter o mais alto nível de acreditação de qualidade no Paraná (única clínica de oncologia ONA 3) e também por ter sido eleita a melhor clínica de oncologia de Curitiba em 2024, pelo prêmio TOPVIEW Mais Saúde.
O IOP oferece tratamentos avançados e humanizados, utilizando tecnologia de ponta e uma abordagem multidisciplinar, que inclui Nutrição, Psicologia, Enfermagem e Farmácia. Além disso, terapias complementares como cromoterapia, aromaterapia e musicoterapia ajudam a proporcionar um cuidado mais completo e humanizado.
Para mais informações ou para agendar sua consulta, acesse nosso site: https://iop.com.br
IOP: Há 30 anos cultivando histórias, cuidando de pessoas.
Mais informações:
Mateus Leme
Rua Mateus Leme, 2631 B
(41) 3207-9797
Batel
Rua Saldanha Marinho, 1814
(41) 3207-9798
Oncoville
Marginal Rodovia BR-277, 1437
(41) 3099-5800
Hospital São Marcelino Champagnat
Av. Presidente Affonso Camargo, 1399
(41) 3087-7600

Comentários
Postar um comentário