Diferença entre Hotelaria Hospitalar e Hotelaria Convencional




Republicação de artigo de Luciana Oliveira Freitas

Na Hotelaria Convencional, o produto ou serviço oferecido é a estadia para o cliente com a maior qualidade possível, oferecendo também pacotes de entretenimento, alimentação ou serviços internos de qualidade de vida, sendo o foco totalmente voltado para a qualidade do atendimento ao cliente.

Na maioria das vezes, o cliente está ali, porque escolheu aquele hotel e possui como expectativa ser bem atendido e acolhido em todas as suas demandas.

Alguma pessoas já me perguntaram qual a diferença entre Hotelaria Hospitalar e Hotelaria Convencional? O que vocês acham? Já pararam para pensar a respeito?

Resolvi expressar aqui neste fórum a minha opinião sobre o assunto, após 20 anos de experiência na área hospitalar e, realizar aproximação com o conceito de hotelaria hospitalar, por meio da SHHERJ, há seis anos.

Na Hotelaria Hospitalar, o produto ou serviço oferecido é a estadia atrelada a tratamentos médicos necessários ao cliente, o cuidado da equipe de enfermagem e o apoio de toda uma equipe técnico administrativa com o objetivo de proporcionar a maior qualidade possível da manutenção à vida, proporcionar conforto e segurança ao cliente até o término de seu tratamento.

Nem sempre, a unidade a que o cliente está, foi escolhida pelo mesmo, pois há fatores como atendimento ao SUS, no caso do Brasil, unidades prestadoras de serviço a Planos de Saúde Privados, valores de pacotes disponíveis, tratamentos específicos aos quais o cliente necessita, enfim, a exigência de uma equipe técnica preparada para o cuidado, torna o serviço muito mais complexo e, como já mencionado, nem sempre o cliente escolheu realizar a sua estadia naquela unidade. O que torna ainda mais complexa, atender a expectativa do mesmo.

Além disso, familiares e amigos, também fazem parte de todo o processo de estadia e, muitas vezes, co-participam no cuidado ao mesmo.

Assim, podemos observar semelhanças e diferenças em relação ao produto ou serviço oferecido, mas o mais importante se mantém, que é o foco na qualidade do atendimento prestado ao cliente. Mas o mais interessante é analisar o processo de hotelaria como um todo.

Da mesma forma, que a Hotelaria Convencional é um negócio, a Hotelaria Hospitalar também é, assim, é interessante que as Hotelaria Hospitalar se aproprie do modelo de gestão da Hotelaria Convencional, a fim de: garantir maior qualidade de atendimento ao cliente, promover a redução de custos, sem perder propriamente em qualidade e, assim, encantar em seu produto ou serviço oferecido.

Sobre Luciana

Coordenadora de Contratos de Higienizaçãono Grupo GPS
Diretora da Sociedade de Hotelaria Hospitalar do Estado do Rio de Janeiro







Status: disponív

Comentários

Veja mais

Contatos e canais de contratação nos Hospitais

Porque o Higienizador do Centro Cirúrgico é uma das posições mais importantes para que as metas financeiras (EBITDA) sejam alcançadas?

MANUAL DE INDICADORES DE HOTELARIA HOSPITALAR e CADERNO DE PROCESSOS E PRÁTICAS DE HOTELARIA HOSPITALAR

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO GRATUITO DE SEGURANÇA DO PACIENTE E QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE

Manual de Higiene e Limpeza Hospitalar

Vagas disponíveis para trabalhar no Hospital Erastinho - Curitiba

O que é Protocolo de Manchester?

Lavanderia Hoteleira e a durabilidade do enxoval

Vagas - PCD - Prevent Senior SP