Doutor, melhore sua percepção de qualidade ajustando seu ambiente e equipe de atendimento.

Republicação de artigo de Alessandra Ambrósio

Ter um ambiente agradável na recepção é muito importante para acolher os clientes, garantir a satisfação e principalmente aumentar a percepção de qualidade de seu negócio.

Não é difícil criar um ambiente organizado, aconchegante e agradável, mas necessitamos atentar para alguns detalhes.

COMO ?

São detalhes simples que fazem a diferença na impressão que o cliente terá do seu trabalho, por isso vale a pena investir em pelo menos uma dessas soluções.

Invista em treinamento para sua recepcionista

O primeiro contato do seu paciente com seu consultório é na recepção, e é neste momento que a qualidade começa a ser percebida.

A secretária precisa estar alinhada com os valores e a missão de seu consultório e ou clínica, e capacitada para manter um padrão elevado no trato com o público.

O treinamento pode abordar questões como proatividade, gentileza e clareza na fala, agilidade com software médico e equipamentos de informática.

Utilize sistemas que facilitem a organização

Para que a recepcionista consiga desenvolver de maneira eficaz a sua função, a estação de trabalho precisa estar bem organizada, e o sistema utilizado deve ser descomplicado para facilitar e otimizar os processos.

Softwares inteligentes e seguros reduzem drasticamente os erros de marcação e confirmação de consultas, diminuindo assim as reclamações dos clientes.

É muito importante que o consultório use uma tecnologia adequada e de qualidade, pois alguns softwares podem trazer riscos para o armazenamento dos dados.

Capriche nos móveis e na decoração

O design do ambiente influencia muito no bem estar do paciente enquanto ele aguarda ser chamado pelo médico.

Não adianta ter uma recepcionista eficiente, se, por exemplo, a cadeira de espera for desconfortável, ou se a parede estiver descascada, manchada, dando uma aparência de falta de higiene.

A decoração deve estar alinhada à imagem que sua clínica quer passar aos clientes.

Proporcione conforto para quem aguarda na sala de espera. Se preciso consulte um profissional da área para harmonizar os elementos da sala, e que te ajude a evitar tons que provoquem qualquer sensação de mal estar ou má impressão.

Observe os espaços de circulação, tanto para o conforto do paciente, quanto para a sua privacidade. E, claro, mantenha sempre todos os móveis e objetos limpos.

Tenha na recepção de consultório alguns atrativos

Alguns detalhes deixam o ambiente bem mais interessante e elevam muito o grau de satisfação.

Água, café, chá e até mesmo biscoitos, são atrativos que vão surpreender e demonstrar que você se importa e tem carinho por cada um que atende.

Wi-fi, televisão ou música também são itens que agradam e ajudam a passar o tempo de espera da consulta.

Espero que as informações tenham sido úteis.

Forte abraço
Alessandra Ambrosio


Fonte:

Linkedin de : 
Alessandra Ambrosio

Gestão Comercial, Marketing e Relacionamento Médico

Comentários

Veja mais

Contatos e canais de contratação nos Hospitais

MANUAL DE INDICADORES DE HOTELARIA HOSPITALAR e CADERNO DE PROCESSOS E PRÁTICAS DE HOTELARIA HOSPITALAR

Vagas disponíveis para trabalhar no Hospital Erastinho - Curitiba