Dia da Governanta hoteleira - Desafios, realidade , dedicação e mercado!

Artigo de Lara Perdigão
Reunião de um grupo de governantas de hotéis da Grande Florianópolis 
em Junho de 2010 na sede da ABIH-SC


E vamos nós a abordagem de mais uma data. Dia 17 de Novembro - dia da Governanta! Desenvolvo um projeto na ABIH-SC que se chama: ABIH-SC em ação. Consiste em apresentar para o mercado, quer seja nas escolas ou em reuniões gerais ( comunidade, eventos, etc) os cargos e funções dentro de um meio de hospedagem.

O objetivo principal é encantar aqueles profissionais que não conhecem estes cargos, a virem para a hotelaria. Resolvi resgatar a foto da minha primeira reunião junto a um grupo de governantas e alguns profissionais de operação hoteleira, pra fazer um parâmetro do que aconteceu desde esta reunião há praticamente 10 anos atrás até os dias de hoje. Principal mudança? Mão de Obra

Ahh, mas você que é de mercado dirá: "mão de obra está difícil em qualquer setor", concordo, porém, existe um problema crônico hoje na operação hoteleira: naturalmente camareiras e supervisoras de andar , viriam escalar o seu desenvolvimento pessoal e profissional e ascender ao status de GOVERNANTA. Porém, não é o que estamos vendo hoje.

Este seleto grupo ao lado, Comitê de Governança e Manutenção Hoteleira, em comemoração de final de ano com alguns convidados, foi criado para discutir os principais desafios da profissão. Algumas já não fazem parte, outras seguiram em hotelaria mas em outras praças...

enfim, mantém o relacionamento de mercado e são unânimes em dizer que existe uma dificuldade em fazer as chamadas sucessoras .

Como observadora e estudiosa da operação hoteleira, vejo que uma das principais causas é que esse profissional precisa desenvolver uma capacidade forte de liderança.

Um conhecimento diário da operação com suas nuances e variações de acordo com o meio de hospedagem, mercado,tipo de hóspede, ocupação, serviços entre outros, citando aqui os principais. Ou seja, qualificações que demandam motivação, interesse e desejo de se capacitar.

Outra habilidade que precisa ser desenvolvida com o tempo: interação com demais setores. Cada dia que passa mais e mais procedimentos se entrelaçam, e a capacidade de entendimento dos profissionais de cada setor envolvido é a chave para o bom funcionamento de toda engrenagem.

Capacitação, networking, eventos, consultorias! muito tem sido feito para o entendimento e o desenvolvimento do setor. A indústria fornecedora de produtos cada dia mais precisa da informação qualificada de governantas, sobre processos, qualidade e características que seus produtos precisam ter para atender a demanda.

A administração hoteleira vem sentindo também o avanço desta profissionalização do mercado. Ambientes saudáveis, reformas de estruturas para modernizar , atender as necessidades de hóspedes e adequação a leis. Uma tendência a ampliar a visão com foco também no público interno. O meio de hospedagem precisa ser bom para o hóspede e é essencial que seja bom também para quem operacionaliza e entrega o serviço.

Nas andanças do ABIH-SC em Ação, quem não está no mercado de hotelaria sempre questiona o fato de não sermos ENCANTADORES para quem trabalha, ou seja, não temos Sábado, Domingo, Feriado, Dia Santo...aliás, muito pelo contrário, são nestas datas que na maioria dos meios de hospedagens o trabalho aumenta. Se, puder dizer o que me encanta , digo que é ver equipes fantásticas dando show nestes momentos!

Se pudermos sermos ENCANTADORES enquanto setor, enquanto PRODUTO e SERVIÇO, diria que as experiências que proporcionamos nos hotéis marcam vidas. Para quem se encanta, vale a pena! Para quem duvida, sugiro experimentar! Neste dia da Governanta, lembremos das famosas governantas de filmes lendários, que organizavam a casa, eram de extrema confiança e marcavam vidas! Mudou pouco este cenário, na verdade ele ampliou, subiu andares, aumentou número de comandadas... todos ficaram exigentes: clientes, administradores, colaboradores! Mas o princípio ainda é o mesmo: ser solução em organização e atendimento!

Artigo original: https://www.linkedin.com/pulse/dia-da-governanta-hoteleira-desafios-realidade-e-mercado-perdig%C3%A3o/
Lara Perdigão
Status: disponível

Lara Perdigão

Relações Públicas

Uma reflexão neste Dia da Governanta!
Um registro da primeira reunião que como Relações Públicas me integrei a um seleto grupo de profissionais na área de operação hoteleira.
Abrindo parênteses para expressar minha gratidão pelo acolhimento e pelo tanto que aprendo diariamente com cada uma delas. No mais, mercado! Desafios e realidade do universo em que esse profissional está inserido! hashtaghashtag

Comentários

Veja mais

Contatos e canais de contratação nos Hospitais

Porque o Higienizador do Centro Cirúrgico é uma das posições mais importantes para que as metas financeiras (EBITDA) sejam alcançadas?

MANUAL DE INDICADORES DE HOTELARIA HOSPITALAR e CADERNO DE PROCESSOS E PRÁTICAS DE HOTELARIA HOSPITALAR

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO GRATUITO DE SEGURANÇA DO PACIENTE E QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE

Manual de Higiene e Limpeza Hospitalar

Vagas disponíveis para trabalhar no Hospital Erastinho - Curitiba

Lavanderia Hoteleira e a durabilidade do enxoval

O que é Protocolo de Manchester?

Vagas - PCD - Prevent Senior SP